quinta-feira, 26 de maio de 2016

Parque Industrial e Tecnológico de Cornélio Procópio

A Prefeitura de Cornélio Procópio realizou na manhã de quarta-feira (25) uma nova reunião com vistas à implantação no município do Parque Industrial e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (). O encontro, que reuniu lideranças de diversos segmentos da cidade, foi proposto pelo prefeito Fred Alves para discutir o cronograma a ser seguido para o início da preparação do terreno que vai abrigar a construção da unidade, às margens da Rodovia BR 369, em frente ao Parque de Exposições da Sociedade Rural.

A obra será destinada a atrair indústrias do ramo tecnológico onde  investidores terão o parque como referência para seus investimentos. “São empresas que virão atrás da  mão de obra que será formada no parque e trabalharão no ramo de pesquisas e produtos de tecnologia de inovação”, adiantou o prefeito Fred Alves. A previsão, segundo ele, é de que o investimento deverá gerar no futuro milhares de empregos e suprir a carência hoje existente nesta região do Estado.

Ainda, segundo o prefeito, o município já dispõe do compromisso do governador Beto Richa, através da Copel e Sanepar que, com suas estruturas garantirão a instalação de energia, água e esgoto para o parque. Na área de terraplenagem todos os maquinários do município já estão disponibilizados para que na sequência a UTFPR já inicie a execução do projeto. “A visibilidade até mundial de inovação que o parque trará para a cidade avançará o nosso desenvolvimento de uma maneira que será um marco histórico e tem todo o nosso apoio”, garante o prefeito Fred.

Para o diretor da Universidade, Paulo Cezar Moselli, a viabilidade da terraplenagem  facilita os trabalhos que são de responsabilidade da Instituição que tem a intenção, de proporcionar o crescimento do município com novos empregos e instalação de novas empresas com tecnologias de ponta. “Não queremos apenas empresas de produção, precisamos de empresas de inovação e com isso contamos com nossos professores e alunos, que são competentes para isso, para que o município tenha progresso”, declarou Moselli.

Segundo ele já está em fase de término o projeto que será entregue para a prefeitura que fará a terraplenagem e na sequência já será feita a construção da primeira fase do empreendimento. Moselli define ainda o parque como “um sonho que se torna realidade”. Durante a reunião também esteve presente o vereador Bruno Magalhães, representando o Poder Legislativo.

“É um empreendimento que precisou de um grande abraço: Federal, Estadual e Municipal; todos os poderes juntos em busca de uma conquista tão significativa para o crescimento de uma região,  garanto que a Câmara de Vereadores está totalmente em apoio e em representação política a este projeto”, apoiou o vereador. O Deputado Federal Nelson Padovani, que foi um dos doadores do terreno para a construção do Parque.

Padovani se fez presente em uma ligação telefônica ao prefeito Fred que, na viva voz, conversou com o Deputado que externou todo seu apoio ao projeto que ainda precisará de mais recursos para sua concretização final. O Deputado não se furtou do dever, e se comprometeu com os representantes da UTFPR e com os presentes ao garantir “não medirei esforços para apoiar o crescimento deste projeto que irá beneficiar muito mais do que uma região”.

Com uma projeção de 10 anos e investimento inicial estimado em cerca de R$ 10 milhões, o projeto tem o apoio de diversos parceiros como o SEBRAE, FIEP, SETI, UENP, ACEP, a Prefeitura de Cornélio Procópio, além das famílias Gatti e Padovani, que doaram parte do terreno onde será instalado o PCT. O projeto em sua totalidade prevê investimento de 90 milhões de reais e depende de recursos que serão captados por meio de editais de fomento e emendas parlamentares individuais e de bancada. (Comunicação Prefeitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário