terça-feira, 28 de junho de 2016

Delegados da região de Londrina cobram períodos de descanso durante escalas

Há cerca de um mês, a Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol) enviou uma recomendação ao governador Beto Richa (PSDB) expondo a insatisfação de delegados que respondem por oito cidades atendidas pela 22ª Subdivisão de Arapongas e a 10ª Subdivisão de Londrina com as escalas de sobreaviso, quando o profissional é convocado a comparecer a qualquer horário do dia ou noite para flagrantes. O documento também foi endereçado aos comandos do 5º Batalhão, 7º Companhia Independente e dos destacamentos da Polícia Militar dos municípios já mencionados.

De acordo com o presidente da Adepol, João Ricardo Noronha, o delegado responsável por determinada comarca, geralmente situada fora dos grandes centros urbanos, precisa responder "24 horas por dia e sete dias por semana". A associação também incluiu a classe dos escrivães. "Muitos reclamam que não conseguem desfrutrar do lazer porque precisam estar atento a qualquer chamada fora do horário de expediente. isso desgasta e prejudica ainda mais o trabalho do policial", argumentou.

A recomendação abrange as delegacias de Bela Vista do Paraíso, Centenário do Sul, Jaguapitã, Primeiro de Maio, Rolândia e Sertanópolis. Nestas comarcas, ''inexiste efetivo suficiente para prover a escala ordinária tradicional de expediente, quem dirá a extraordinária no período noturno e finais de semana. Isso é semelhante ao trabalho escravo', comentou o representante da Adepol. ''Esse modelo deverá ser estendido para o resto do Paraná.''

Conforme Noronha, a proposta é que sejam criados centros regionais de flagrantes. Para as cidades que rodeiam Londrina, a saída seria a 10ª Subdivisão Policial, ou seja, o plantão mais próximo. "Essa posição que estamos adotando não prejudica a realização de audiências de custódia e as operações da Polícia Civil, convocadas em caráter de urgência. Apenas queremos que os nossos delegados tenham o descanso merecido, o que não está acontecendo", concluiu.

Em nota oficial a SESP informou que a Divisão Policial do Interior (DPI) já liberou os chefes de Subdivisões para fazerem estudos de viabilidade para eventuais plantões regionalizados, após ajustes de instituições como Polícia Militar, Ministério Público e Judiciário. Até o momento, não há nenhuma autorização formal da Polícia Civil sobre a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário