Nesta semana, as crianças atendidas pelos dois Centros Estaduais de Educação Infantil (Ceeis) ligados à Universidade Estadual de Londrina (UEL) levaram para casa um comunicado alertando sobre a possível interrupção das atividades dos centros. O bilhete informava que o estoque de materiais de alimentação e limpeza garantiria os serviços das unidades até esta sexta-feira (23).Segundo o diretor do Colégio de Aplicação, Edmilson Lenardão, o pedido de compra de novos materiais é feito no início de cada mês e demora um ou dois dias para ser autorizado pela Secretaria da Fazenda do Paraná. Neste mês, porém, a solicitação foi realizada no dia 5 de setembro e, até a última segunda-feira, não havia sido liberada. "Resolvemos avisar para evitar desgastes e não acontecer dos pais chegarem e não termos condição de atendimento para as crianças", explicou.
A secretaria fez a liberação nesta quarta-feira (22), cancelando o alerta. Em nota, o governo do Estado confirmou que a situação já está resolvida, sem dar mais explicações.
De acordo com o diretor, que está no segundo mandato, este foi o primeiro grande atraso do Estado, mas a autorização já foi arrastada outras vezes. "Nos últimos meses, em todas as unidades e universidades, essa liberação tem sido feita no limite e isso nos coloca em estado de alerta", conta.
Ceeis
As Ceeis são vinculadas ao Colégio de Aplicação e prestam serviços aos filhos de servidores da UEL. Atualmente as unidades atendem 220 crianças de 6 meses a 5 anos, oferecendo quatro refeições diárias. As unidades ficam no campus da universidade e nas proximidades do Hospital Universitário (HU).
Nenhum comentário:
Postar um comentário