quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Juiz impede divulgação de pesquisa para prefeito de Londrina

O candidato a prefeito de Londrina pelo PMN, Luciano Odebrecht, obteve liminar para suspender a divulgação da pesquisa eleitoral do Instituto Multicultural, contratada pela Rádio Paiquerê AM e FOLHA, cujo resultado seria publicado na edição de hoje. Em decisão proferida no final da tarde de ontem, o juiz da 41ª Zona Eleitoral, Matheus Orlandi Mendes, concedeu 48 horas para que o instituto de pesquisa preste informações sobre as alegações de Odebrecht.

Um dos questionamentos é quanto a suposta irregularidades na faixa etária abrangida na pesquisa. O diretor estatístico do Multicultural, Edmilson Vicente Leite, explicou que a amostra utilizada respeita integralmente o universo dos eleitores londrinenses, obtido a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Prefeitura de Londrina.

A amostra deve reproduzir exatamente o percentual de homens e mulheres, de faixa etária, grau de instrução, classe socioeconômica e região da residência. "É exatamente a mesma metodologia que utilizamos nas pesquisas anteriores", afirmou, lembrando que o Multicultural existe há 24 anos. "Nunca tivemos uma pesquisa impugnada neste período."

O estatístico também explicou que em dois dias a pesquisa já não corresponderá à realidade dos números, uma vez que a campanha está na reta final. "Faltam cinco dias para a eleição e os números mudam muito. Daqui a dois dias, o resultado de hoje não é mais fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário