terça-feira, 4 de outubro de 2016

Grupo é preso e liberado após vandalismo em colégio estadual no Norte Pioneiro


Professores que trabalham no Colégio Estadual Jerônimo Farias Martins, em Santa Cecília do Pavão (60 km ao sul de Cornélio Procópio), no Norte Pioneiro, foram surpreendidos quando chegaram na escola durante a manhã desta segunda-feira (3). A instituição de ensino, a única administrada pelo governo estadual no município, amanheceu em completo estado de vandalismo. A suspeita é que o ato tenha sido praticado por quatro jovens - três adolescentes e um maior de idade - durante a noite do último domingo (2).

O diretor do colégio recebeu uma ligação de que um grupo havia invadido o espaço escolar. A Polícia Militar foi chamada e levou todos para a delegacia de São Jerônimo, cidade mais próxima. Eles foram ouvidos e liberados pelo fato de serem menores. Segundo uma professora que preferiu não se identificar, o coordenador não havia percebido a depredação, que só foi notada no dia seguinte. "Além das janelas quebradas, encontramos documentos de alunos e ex-alunos espalhados pela sala. O prejuízo foi grande", comentou a docente.
Esta não é a primeira vez que o colégio vira assunto do meio policial. Funcionários já denunciaram receio no trabalho diário por conta do aumento da violência e do consumo de drogas entre os jovens. "Para se ter uma ideia, um dos rapazes flagrados já tinha esfaqueado aqui na escola. O cenário é de desespero", avaliou a professora. O colégio atende hoje cerca de 500 alunos dos ensinos fundamental e médio, além de projetos extracurriculares, como a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Por conta do vandalismo, as aulas foram suspensas e os professores tiveram que ajudar na limpeza. O setor de comunicação do 18º Batalhão, responsável pela segurança de Santa Cecília do Pavão, informou que já foi solicitado o reforço no patrulhamento nas imediações da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário