segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Sobe para 25 mil número de desabrigados na Itália após terremoto

Divulgação/Defesa Civil da ItáliaA Defesa Civil da Itália informou que subiu para 25 mil o número de pessoas desabrigadas na região de Marcas após o terremoto registrado neste domingo (30).

"O número mais que dobrou em relação ao início do terremoto. E ele é variável, no sentido que devemos considerar ainda que há quem deve deixar suas casas e quem deve voltar. Mas é um número enorme de pessoas", afirmou o governador da região, Luca Ceriscioli, que chegou a estimar em 100 mil desabrigados.

O terremoto de 6,5 graus na escala Richter causou pânico e muita destruição nas cidades da região central da Itália. Segundo dados do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), o epicentro do tremor ocorreu na região Úmbria, entre Norcia, Preci e Castesantangelo sul Nera, e teve apenas 10 quilômetros de profundidade - algo considerado muito raso.

O sismo foi tão intenso que foi sentido em todas as partes do território italiano, levando a centenas de pedidos de ajuda aos Bombeiros até mesmo em Roma. A Basílica San Paolo, da capital, sofreu danos em sua estrutura.

Até o momento há relatos de dezenas de feridos, mas ainda não há confirmação de vítimas, segundo informou o Chefe da Defesa Civil, Fabrizio Curcio. A maior parte dos feridos, no entanto, não registra gravidade. A região vem sendo constantemente atingida por tremores menores desde o dia 24 de agosto, quando um tremor de 6 graus atingiu a cidade de Amatrice. Desde então, quase 20 mil sismos foram registrados, mas a maioria tinha intensidades considerada baixa, abaixo dos 3 graus.

No entanto, na última semana, dois terremotos de 5,4 e 5,9 graus atingiram as regiões de Marcas, Úmbria e Perugia e levaram danos enormes para as pequenas comunas locais. Mais informações em instantes.

O terremoto de 6,5 graus na escala Richter ocorrido neste domingo (30) foi o mais forte registrado na Itália desde 1980, quando um violento sismo atingiu Irpínia.

Naquele ano, mais de 280 mil pessoas ficaram desabrigadas e mais de 2,9 mil perderam a vida no tremor. Hoje, no entanto, foram registrados apenas feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário