sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Polícia Civil de Londrina é a única a permanecer em greve no Paraná

Depois de 15 dias paralisados, policiais civis do Paraná retornaram ao trabalho na última terça-feira (1º), logo após o Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol), um dos sindicatos que representa a categoria, ter sido notificado por meio de um mandado emitido pelo Tribunal de Justiça do Estado. A decisão, que saiu na semana passada, estabelece ainda multa diária de R$ 50 mil e desconto de dias parados em caso de descumprimento.

A greve foi considerada ilegal pelo desembargador Luiz Taro Oyama, que baseou-se no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a diferenciação nas atividades desempenhadas pelos policiais civis. Sem os serviços, não há garantia de que o Estado forneça segurança, restringindo assim um direito da sociedade. Parte do conteúdo da intimação do TJ foi publicada na página oficial do Sinclapol no Facebook. No texto, o sindicato orienta os filiados "a retirar os cartazes das fachadas das delegacias".

No entanto, o Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol), que possui boa parte de membros na região Norte do Estado, afirma que ainda não foi notificado pelo TJ, e por isso mantém a paralisação.

A informação de que Londrina é a única cidade a continuar em greve foi confirmada pela assessoria de imprensa da Polícia Civil do Paraná. Conforme comunicado enviado ao Portal Bonde, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) foi acionado para tomar providências junto à Justiça. A intenção é estender os efeitos da liminar ao Sindipol para que os policiais civis retornem ao trabalho.

O presidente do Sindipol, Michel Franco, garantiu que situações de extrema necessidade, como homicídios e desaparecimentos, continuam sendo atendidas. As delegacias permanecem fechadas para registro de boletins de ocorrência, atendendo apenas casos emergenciais.

Instituto de Identificação

O Instituto de Identificação, outro setor afetado pela greve da Polícia Civil, informou que o cidadão que realizou o agendamento online para fazer o documento de identidade entre os dias 17 e 25 de outubro - serviço não realizado em função da paralisação – deve comparecer no posto procurado a partir da próxima segunda-feira (7) até sexta-feira (11), das 8h às 17h.

O atendimento será exclusivo para quem teve o serviço agendado no período da greve. O requerente deverá estar com todos os documentos necessários, bem como o protocolo de agendamento para a confecção da sua identidade. A instituição orienta para que o cidadão não deixe para a último dia a fim de evitar filas.

O Instituto de Identificação divulgou ainda que os novos atendimentos para o agendamento online serão abertos na próxima quarta-feira (9).

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