sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Relatos de assédio preocupam frequentadoras da Biblioteca Municipal

Na tarde da última quarta-feira (23), ocorreu um caso inusitado na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, na região central. Frequentadoras do local estariam sendo assediadas por um homem, e uma mulher teria sido perseguida por ele logo após sair da biblioteca.

O caso foi imediatamente relatado à diretora da biblioteca municipal, Leda Maria Araújo, que mostrou preocupação com a situação que já acontece há algum tempo.

"Já ouvi outras reclamações de frequentadoras, que dizem ser observadas pelo homem que finge estar estudando, chegando a segui-las, inclusive fora do local. Não tive qualquer tipo de contato com ele, mas ele me ameaçou dizendo que amassaria meu carro, que estava estacionado na rua", contou Leda.


O suposto assediador, um homem de 38 anos, alegou que foi vítima de preconceito, e que foi expulso do local enquanto estudava, já que os funcionários e a própria diretora não estariam contentes com a sua presença. Em uma ligação para o Portal Bonde, na tarde de quarta, ele reclamou do acontecido, mas não deu mais detalhes.

O coordenador da biblioteca, Guilherme Yung Wing Li, confirmou o comportamento estranho do homem e disse que chegou a ajudar uma frequentadora que saiu do lugar e foi perseguida até a Catedral Metropolitana pelo rapaz. Ele contou que as câmeras de segurança do local registraram com nitidez o jeito estranho do indivíduo.

Uma vítima, que preferiu não se identificar, descreveu como o rapaz utiliza a biblioteca. "Ele age estranho, muda de lugar a toda hora e fica dando voltas em torno das mesas. Percebi ele fingindo estar lendo, mas na verdade estava me assediando e fazendo o mesmo com outras meninas. Decidi ir até a diretora para contar o que estava acontecendo. Não é a primeira vez que sou perseguida por ele", apontou.

O homem se movimentaria por todos os setores da biblioteca, sentando-se em vários lugares e fingindo estar lendo alguma obra. No entanto, segundo reclamações, ele se disfarçaria por trás dos livros para assediar as mulheres, encarando-as de forma inadequada.

A vítima disse ainda que deixou de frequentar a biblioteca municipal durante duas semanas, na esperança de que ele não fosse mais lá, o que não funcionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário