segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Toledo terá nova faculdade de Medicina e hospital

Foi lançada na tarde do último sábado (20) a pedra fundamental do novo campus da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que será instalada dentro do Parque Científico e Tecnológico de Biociências (BIOPARK), em Toledo (oeste), com previsão de conclusão até 2018. O projeto BIOPARK prevê também a construção de uma nova unidade do Hospital Bom Jesus, gerido pela Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP).

A abertura de novos cursos de medicina no país faz parte das ações do programa Mais Médicos. A nova unidade hospitalar do município deverá contar com recursos do Ministério da Saúde para manutenção dos serviços prestados à população.

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou da cerimônia e afirmou que a abertura do curso está alinhada à estratégia de ampliação e interiorização da formação médica, promovida pelos ministérios da Saúde e da Educação por meio do Programa Mais Médicos.


A respeito da instalação de um novo Hospital Bom Jesus no município de Toledo, Barros apontou que o Ministério da Saúde deve apoiar a manutenção da unidade. "Evidentemente que, com a instalação do novo hospital e de novos serviços que serão colocados à disposição da população, o Ministério poderá credenciar e dar o custeio da operação dessas novas ofertas de serviços de saúde", assegurou.

Curso de Medicina

Iniciado em março deste ano, o curso de medicina da UFPR no campus de Toledo é o primeiro da cidade. No primeiro vestibular, realizado em 2015, em conjunto com toda a UFPR, foram ofertadas 60 vagas anuais. O novo campus que será construído no BIOPARK, com sede própria, permitirá ampliar a oferta dessas vagas.

Segundo a instituição, mais de 90% dos alunos são paranaenses e, por meio de uma parceria com a prefeitura, desde o primeiro semestre os alunos desenvolvem atividades nas unidades de saúde do município. Esta situação evidencia que a possibilidade de formação na região/cidade natal é atrativa, e pode promover maior fixação dos profissionais formados no interior do país. A interiorização do atendimento médico por meio da expansão direcionada da formação é uma diretriz do governo federal por meio do Mais Médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário