terça-feira, 31 de janeiro de 2017

CORRENTES MARÍTIMAS Já são 25,7 mil acidentes com água-viva registrados no Litoral

Soldado Feliphe AiresO Corpo de Bombeiros já atendeu 25.787 incidentes com água-viva no Litoral, em 40 dias da Operação Verão Paraná – um aumento de 172,% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 9.455 casos. Somente em Matinhos foram 9.824 acidentes, em Guaratuba 4.827 e em Pontal do Paraná 11.100. O Corpo de Bombeiros atua junto com a Secretaria de Estado da Saúde no atendimento às pessoas que sofrem acidente com água-viva.

A porta-voz do Corpo de Bombeiros no Verão Paraná, tenente Virgínia Maria Zambrim Turra, orienta sobre os procedimentos iniciais no caso de envenenamento por água-viva. "O principal a fazer é lavar o local com a água do mar, sem esfregar, não utilizar água doce ou outros líquidos como bebidas alcoólicas, urina e azeite. Para tirar os restos das bolsas de toxinas que ficam é só jogar água do mar ou vinagre", explica.

"As vítimas devem ficar em observação, seja adulto ou criança, para verificar se apareceram outros sintomas como tontura, vômito, desmaios, dificuldades respiratórias ou o famoso fechamento de garganta. Isso pode ser sinal de alergia ou uma intolerância maior ao veneno. Se surgir qualquer um destes sintomas a pessoa deve procurar um médico ou posto de atendimento?, orienta a tenente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário