quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

NO JARDIM CAIÇARAS Prefeitura de Londrina testa viabilidade de luminárias de LED

Nesta semana, para fins de teste, a Gerência de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) instalou três luminárias de LED na Rua Presidente Costa e Silva, no Jardim Caiçaras. O objetivo é aferir a luminosidade e o consumo, através de medidor próprio, e verificar a viabilidade desta nova tecnologia.

A expectativa é que, futuramente, as luminárias sejam deslocadas para outros espaços, conferindo mais qualidade para a iluminação pública e economia para o Município.

Além das luminárias de LED, a Gerência de Iluminação Pública também substituiu lâmpadas de mercúrio. No entorno da Praça dos Três Poderes elas foram trocadas por lâmpadas metálicas, beneficiando as Ruas Parigot de Souza, Anísio Rigioli e Presidente Costa e Silva. E em vários trechos da Avenida Waldemar Spranger houve a substituição por lâmpadas de sódio. Com esta melhoria foram feitos mais de 180 pontos de iluminação pública na cidade.



Simultaneamente, a Prefeitura contratou a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para concluir obras de implantação e expansão de rede de baixa tensão para iluminação pública. Na Avenida Terras de Santana, entre a Rua Luiz Lerco e a Rua Paulo Cesar Braga Abelha, a obra de expansão de rede foi concluída e as luminárias já foram instaladas.

Os trabalhos também atenderam as seguintes avenidas: Abraham Lincoln, entre as ruas Nelson Roversi Forattini e Alvízio Jarreta; Waldemar Spranger; Inglaterra, entre a Rua Frederico Balan e Avenida Dez de Dezembro; Portugal, em diversos trechos; Anália Franco, em frente ao Lar Anália Franco; e na marginal da Avenida Dez de Dezembro, no cruzamento de acesso à Avenida Inglaterra. As obras foram realizadas ainda nas ruas Canudos, entre a Rua Guararapes e a Avenida Juscelino Kubitschek; Indalécio Quiles; e Leopoldino José Teixeira, entre Avenida da Maratona e Rua da Ginástica Olímpica.

Segundo o gerente de Iluminação Pública da SMOP, Fábio Simões Prado, novas implantações já estão agendadas, incluindo a Rodovia Carlos João Strass e Avenida Saul Elkind, na interligação com Ibiporã. "A Prefeitura retorna ao contribuinte os valores da contribuição de Iluminação Pública (COSIP) na forma de prestação de serviços, como essas obras de melhoria e implantação. São investimentos que trazem mais segurança e conforto para os usuários das vias da cidade."
Redação Bonde com N.Com
com

Nenhum comentário:

Postar um comentário