terça-feira, 25 de abril de 2017

Moradora de Cornélio Procópio denuncia descaso no Posto de Saúde Central que pode levar paciente a ter danos cerebrais

De acordo com Zuleide de Souza Lalau, moradora de Cornélio Procópio, na tarde de segunda-feira (24), ela foi até o Posto de Saúde Central da prefeitura, localizado Rua Nossa Do Rocio, pois tinha uma consulta marcada.

Já no local, ela presenciou a chegada do médico José do Carmo e os atendentes então pediram a ela e os demais pessoas que esperavam pelo atendimento, que entrassem no local e que cada um seria chamado na sequência.

Enquanto aguardava Zuleide disse que percebeu que um senhor, que acabara de chegar e foi encaminhado para inalação, começou a passar mal e chamou o atendente juntamente com outras pessoas que acompanharam a situação.

Zuleide disse que somente as estagiárias e uma enfermeira deram a devida atenção, enquanto as demais tomavam café e fazia outras atividades sem importância.

Pouco depois, vendo que o quadro do senhor se agrava, todos que estavam ali pediam que chamassem o Dr. Zé do Carmo que estava ali, juntamente com outra médica, mas estes não apareceram, pois não foram acionados.

Com a situação do paciente piorando, os atendentes pediram ajuda ao SAMU, que enviou uma equipe básica, mas devido à gravidade, rapidamente mandaram para o local o grupo avançado com um médico, que assumiu o atendimento e levou o senhor para a Santa Casa, relatou Zuleide.

Bastante frustrada, Zuleide disse que as demais pessoas que estavam no local foram retiradas e passaram a esperar pelo atendimento na parte de fora do posto, onde ela acabou se desentendendo com uma enfermeira.

Disse ainda que no local trabalham algumas pessoas que não se importam com a vida humana e ela tem presenciado vários casos semelhantes, possuindo a unidade de saúde pessoas incapacitadas, piorando o atendimento cada vez mais.

Zuleide salientou que recentemente trocamos de prefeito, mas ao invés de melhorar, a situação da saúde só piora, salva apenas por poucos profissionais que ainda tentam manter o profissionalismo e isto tem que acabar.

Quanto ao senhor que passou mal, o Dr. Guilherme, médico do SAMU que realizou o atendimento, informou que o paciente possuiu um quadro de asma grave, com diversas internações, mas ao chegar, apresentava um caso desacerbado, que evoluía para uma parada cardíaca, sendo necessário ser entubado.

O médico disse que o paciente pode ter sofrido lesões no cérebro por ter passado um tempo sem oxigenação suficiente. Ele foi levado inconsciente para a Santa Casa com o quadro estável, mas a situação é muito preocupante, sendo considerada grave.

A equipe de reportagem do Portal Anuncifácil procurou os funcionários do Posto de Saúde Central para darem a versão deles quanto os fatos narrados por Zuleide de Souza, mas ninguém se prontificou em falar.

Caso haja interesse da Secretaria de Saúde se manifestar quanto ao fato, o Portal Anuncifácil esta a disposição para qualquer pronunciamento que possa partir do poder executivo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário