quinta-feira, 25 de maio de 2017

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira no Paraná

A um dia do fim do prazo da campanha nacional de vacinação contra a gripe, o Paraná vacinou 78% do público-alvo, segundo um levantamento da Secretaria de Saúde. A campanha começou no dia 17 de abril e segue até esta sexta-feira (26). Em todo o estado, a dose está disponível em 2,2 mil unidades de saúde.
Ao todo, foram aplicadas 2,3 milhões de doses. A meta do estado é imunizar três milhões de pessoas em todo o estado.
Podem receber a vacina gratuitamente crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, mulheres que tenham passado por parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, pessoas com algumas doenças crônicas (mediante prescrição médica), profissionais da área de saúde, professores em atividade e a população indígena.
Três subtipos
A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
Segundo o ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.
Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.
Quer saber mais notícias do estado? Acesse G1 Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário