sexta-feira, 5 de maio de 2017

PREFEITO DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA CONFIRMA EXONERAÇÕES DE TRÊS DIRETORES

Antônio Altvater, José Antônio e Otávio Germano

Após boatos que circularam no último final de semana e no feriado nacional – 1º de maio – dando conta que o Diretor do Departamento Municipal de Cultura, Antônio Veiga de Freitas Altvater seria exonerado se confirmou na tarde desta quarta-feira, dia 3, pelo próprio Prefeito José da Silva Coelho Neto (PHS), o “Professor Zezão”, que atendendo à reportagem do npdiario esclareceu o motivo que o levou a afastar da função o diretor que ocupou o mesmo cargo cultural na administração do ex-prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM).

Aliás, não foi somente Altvater que entrou na lista dos cortados da Prefeitura. Com ele outros dois nomes foram revelados: José Antônio da Silva, Direto do Departamento Municipal de Ensino Profissionalizante e Otávio Guilherme Germano, Diretor do Departamento Municipal de Obras e Serviços Rurais.

Segundo informou Zezão o ocorrido se deu porque a Prefeitura precisa enxugar o gasto público e, exonerações de comissionados é o próximo passo. “Não é nada pessoal.

Os três realmente foram informados das futuras exonerações que ocorrerão no final deste mês. Na realidade, serão feitas outras exonerações que começou com o Chico – Francisco Monteiro (PMN), o “Chico da Aramon” – que era Secretário Municipal de Planejamento e que, como vice-prefeito, continua nos ajudando muito. Esta iniciativa será estendida por mais alguns diretores, por extrema necessidade de diminuição da folha de pagamento”, explicou o Prefeito.

Ele ainda esclareceu que “os diretores que forem exonerados serão substituídos por funcionários estatutários (servidores concursados) ou a função será acumulada por outro diretor”. Com a saída de Chico da Aramon como secretário, passou a ocupar a pasta uma servidora da Prefeitura, a Arquiteta e Urbanista Lúcia Helena Tanko da Annunciação Biussi. E concluiu o prefeito Zezão: “Recebemos a folha de pagamento com 52%. Diante desta realidade, fizemos algumas mudanças, mas não foi suficiente, então, faremos uma nova adequação e isso envolve exonerações”.

O prefeito ainda declarou que, no momento, a Prefeitura conta com um quadro de 31 diretores, dos quais, 16 sendo de carreiras e, 15, comissionados. Os salário de um Diretor e Secretário são de R$ 5.500,00 e R$ 7.500,00, respectivamente.

“A saída anunciada de alguns diretores não é novidade até porque se observa que foram cargos aparentemente ocupados para ajustar apoio político de campanha o que ficou evidenciado nestes poucos mais de quatro meses de gestão com um e outro comissionado que nada acrescentou à administração”.

Diante do ocorrido, Antônio Altvater se pronunciou: “Eu fui comunicado na quarta-feira passada – se referindo ao dia 26 de abril – sobre uma contenção de recursos que a equipe dessa gestão iria sofrer no próximo mês e que meu nome estaria entre eles sim. Diante disso, tenho a dizer que por ser a população que é a interessada e espera pelas ações culturais, estou me planejando para deixar todas as ações necessárias para que a cultura e alguns projetos culturais de extrema importância aconteçam ainda esse ano”.

Ao falar com a reportagem do npdiario na tarde de ontem, quarta-feira, 3, Altvater, ressaltou que “nesses três anos trabalhando no Departamento Municipal de Cultura acumulei uma série de aprendizados que vou acabar levando para toda a minha vida profissional. No primeiro ano tive a primeira surpresa, a seleção do Projeto do Festival Multicultural Intervenha entre os 20 melhores projetos do prêmio Gestor Público que é realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). Na sequência a implementação da Feira Municipal de Artesanato em parceria com os artesãos locais (que acontece nos sábados na Praça Frei Cristóvão, a Praça da Matriz); a realização de diversos eventos ligados ao fomento cultural, sejam eles realizados diretamente pelo departamento ou em parceria; a aprovação da Lei do Sistema Municipal de Cultura que contempla conselho, plano e fundo municipal, que é uma ferramenta fundamental na participação pública para acompanhar os investimentos nas áreas de política cultural e, por fim, a Casa da Cultura que considero que seja o maior feito na história do Departamento nos últimos três anos”, se referindo à Casa Platinense de Cultura que recebeu o nome oficial de “Antônio Gomes de Freitas”, o saudoso “‘seo’ Toninho do Cinema”, que, aliás, é avó de Antônio Altvater.

O Diretor de Cultura ainda se posicionou satisfeito não tanto pelo que fez, pois há indícios de que realmente deu o melhor de si dentro das possibilidades financeiras que a pasta oferecia, mas, pelo que foi percebido pelas pessoas que acompanharam diretamente seu trabalho à frente deste departamento. “Todos aqueles que realmente acompanham a cultura, admitem que avançamos muito nessa área”.

Neste tempo que lhe resta como diretor que deve se encerrar no final de maio, Antônio Altvater informou que “há muita coisa ainda para ser feita, graças ao comunicado prévio sobre o meu desligamento. Vou ter a possibilidade de resolver o maior número de situações possíveis que garantam a continuidade e o desenvolvimento cultural do nosso Município. No início de fevereiro, encaminhei para o Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Marcos Gilmar do Amaral, um planejamento contendo todas as ações culturais compatíveis com o orçamento do Departamento de Cultura.

São projetos que contemplam a implementação de oficinas culturais permanentes e gratuitas à população; eventos mensais de fomento à cultura local na Casa da Cultura; projeto de incentivo ao ensino da história do nosso Município voltado às turmas de Educação Infantil com material didático próprio; a transformação da Estação da Platina em um Centro Histórico Cultural, contemplando um Museu Temático com o acervo fotográfico do saudoso José Tanko e, inúmeros outros projetos, são possíveis de se realizar, mesmo sabendo que a condição de trabalhar com políticas culturais na área pública é um desafio pela falta de grandes recursos. Mas creio que muitas destas situações irão ser aproveitadas pela atual gestão”.

E concluiu: “Durante este período na Prefeitura conseguimos implementar a Escolinha de Futebol Municipal no Estádio José Eleutério e demos pontapé inicial no projeto Rua de Lazer, na época, com a Luciana Frufrek que foi Diretora de Esportes também, na gestão passada, aliás, uma grande parceria”. Atualmente Luciana W. Lemos Frufrek é Secretária do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Altvater também trabalhou do final de março de 2014 até dezembro de 2016, na gestão do ex-prefeito Pedro Claro, à frente do Departamento Municipal de Cultura e, também, do esporte ao mesmo tempo (a partir do segundo semestre de 2015) conforme recordou “sem acumular salário, é claro”. Na Casa da Cultura, hoje, há alguns projetos em andamento como as aulas voluntárias de dança gaúcha nas terças-feiras, às 20h; aulas de teatro nas quintas-feiras, às 17h30, com o professor de teatro Flávio Martin; e aulas de capoeira aos sábados, às 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário