sexta-feira, 23 de junho de 2017

CANSOU DE ESPERAR Sindicato cobra na Justiça nomeação de delegados no PR

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Paraná (Adepol) encaminhou petição à Vara de Fazenda Pública de Curitiba pedindo a nomeação, por parte do governo estadual, de 49 candidatos já habilitados no último concurso público, realizado em 2013. O sindicato também quer a abertura de concurso público para contratação de 693 escrivães e 1.593 investigadores.

Segundo dados da Adepol, atualmente o Paraná possui 780 cargos existentes de delegados, mas pouco mais da metade (404) estão ocupados e 376 vagas ainda não foram preenchidas. Após o concurso, válido até abril de 2018, 122 candidatos foram nomeados "apenas para repor as baixas de exoneração (12), aposentadoria (45) e falecimento (7)", afirmou o sindicato.


De acordo com a Adepol, o déficit no efetivo da Polícia Civil no Paraná causa uma "anomalia" e "impacto direto no serviço de investigação, que praticamente inexiste nos pequenos municípios do interior do Estado, uma vez que o delegado se vê obrigado a exercer diversas funções alheias à sua atribuição".

Londrina não é exceção neste balanço. Em março, um documento assinado pelo vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Paraná (Sidepol-PR), Ricardo Casanova, mostrou que a cidade tem apenas 14 delegados, 26 escrivães e 104 investigadores. Segundo o Sidepol, o ideal seria pelo menos o dobro para cada categoria.

Polícia Civil divulga nota a respeito do caso:
As informações do Grupo Auxiliar de Recursos Humanos da Polícia Civil mostram que houve aumento de todo o efetivo policial civil de Londrina, entre 2007 e 2017, de 67%. Ressalta-se que, neste período, foi criada a Subdivisão Policial de Arapongas (que era uma demanda antiga), incluindo delegacias que até então eram subordinadas à 10ª Subdivisão Policial de Londrina.

Já em todo o Paraná, o efetivo policial civil cresceu 18%, entre janeiro de 2011 e janeiro de 2017, novamente de acordo com informações oficiais do Departamento de Polícia Civil. A contratação de novos profissionais para a Polícia Civil está sendo verificada pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, em conjunto com outras secretarias envolvidas, como Fazenda e Administração.
Rafael Machado - Redação Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário