terça-feira, 18 de julho de 2017

FRIO INTENSO Massa de ar polar derruba as temperaturas no Paraná

Massa de ar polar derruba as temperaturas no ParanáA baixa temperatura marcada nos termômetros do Paraná na manhã desta terça-feira (18) fez com que os paranaenses reforçassem o agasalho. Uma grande massa de ar polar que se estabeleceu sobre a região sul do país foi a responsável pela chegada dessa intensa onda de frio. A chuva, que não chegou em todas as regiões do Paraná, está garantida na manhã desta terça para as áreas mais ao Norte e Leste, mas Londrina está fora da rota das precipitações.

No Sudoeste do Estado e nos Campos Gerais, as temperaturas ficaram negativas. Pato Branco e Guarapuava registraram -2ºC. Curitiba, famosa por ser a mais fria de todas as capitais, teve mínima de 2ºC. Maringá e Umuarama tiveram mínima em 4ºC.

Em Londrina, há previsão de geada fraca para esta quarta (19) e quinta-feira (20), segundo a agrometeorologista do Instituto Ambiental do Paraná (Iapar) em Londrina, Heverly Morais. Depois dos 7°C de hoje, a mínima para os próximos dois dias será de 5°C e a máxima, de 18 °C. "A geada é generalizada em todo o Paraná, mas pega mais forte nas regiões Sul e Oeste, onde já ocorre desde ontem", diz. Ela explica que a intensidade é maior nestes locais devido à localização e ao relevo – quanto mais alto, mais frio.


Ainda de acordo com ela, o prejuízo para a agricultura é menor porque os produtores se previnem e cuidam para reduzir os danos. No caso da região de Londrina, podem sofrer mais as hortaliças e o café. "Os produtores cobrem as folhas e aquecem as estufas. E, se houver perdas, em sessenta dias, as hortaliças voltam", diz.

No caso do café, a orientação é enterrar as mudas de até seis meses e, para os pés com seis meses a dois anos, o ideal é cobrir com terra até o tronco, para evitar a perda da muda. O Iapar tem um sistema que avisa os cafeicultores automaticamente sobre a chegada de geadas, para que tomem as providências antecipadamente.

(Atualizado às 8:54)
Redação Bonde com Simepar

Nenhum comentário:

Postar um comentário