O valor da cesta básica, composta de 13 produtos, apresentou queda de 7,6% em agosto, em comparação com o mês anterior, segundo levantamento realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) nesta quinta-feira (31). Pela pesquisa, feita em dez supermercados de Londrina, a cesta para uma pessoa ficou em R$ 297,28, enquanto no mês anterior custava, em média, R$ 321,77. Para uma família de quatro pessoas (sendo dois adultos e duas crianças), o valor da cesta ficou em R$ 891,84 em agosto.Os produtos que apresentaram queda nos preços médios em agosto, quando comparado com o mês passado, foram tomate (-39,6%), batata (-23,8%) e banana (-21%). Já os produtos que apresentaram as maiores elevações de preços foram a margarina (3,7%), a carne (3,1%) e o café (1,3%).
"Os produtos que apresentaram maior percentual de diferença entre supermercados foram: banana, com variação de 357%, oscilando entre R$ 0,87 e R$ 3,98 o quilo, tomate, que teve variação de 187% oscilando entre um mínimo de R$ 1,49 a um máximo de R$ 4,28 o quilo, e batata com variação de 180%, oscilando entre R$ 0,89 e R$ 2,49 o quilo", diz trecho do relatório.
O valor médio obtido a partir dos preços dos dez supermercados pesquisados foi de R$ 297,28, mas se o consumidor adquirir os produtos de menor preço em cada um dos dez supermercados, poderia conseguir levar a mesma cesta por R$ 221,79, o que representa uma economia de R$ 75,50, ou seja, 25,4%.
Caso o consumidor consiga comprar todos os produtos que compõem a cesta básica em um só supermercado e caso este seja o local mais barato, será possível levar para casa uma cesta de R$ 229,50, que representa uma economia de 22,8%.
Mas, se o consumidor comprar todos os 13 produtos no supermercado que tiver os maiores preços, a cesta pode chegar a R$ 362,18, ou seja, 21,8% a mais de gastos.
A pesquisa foi realizada pelos professores Marcos Rambalducci e Flavio Santos de Oliveira, da UTFPR . Alunos da Faculdade Pitágoras de Londrina participaram da coleta de dados. No relatório, são levantados os preços dos produtos que apresentam o menor valor e não são consideradas as marcas.
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