terça-feira, 9 de janeiro de 2018

DECISÃO Justiça ordena transferência de presos condenados da cadeia de Cambé

Saulo Ohara/Grupo FolhaO juiz Renato Cruz de Oliveira Junior, do Plantão Judiciário de Cambé, ordenou a remoção de detentos condenados da cadeia pública da cidade. No dia 27 de dezembro, doze presos fizeram uma rebelião e conseguiram escapar. Cinco permanecem foragidos. "Apesar da gravidade da situação, aparentemente, nenhuma medida foi tomada pelas autoridades responsáveis", diz o magistrado. Mesmo após a fuga, a unidade, que tem capacidade para 50 pessoas, permanece superlotada com 190.

Leia Mais:
Detento de Cambé que se machucou durante fuga irá cumprir pena em casa

Londrina tem déficit de 1,2 mil vagas nas carceragens

O delegado interino de Cambé, Vitor Dutra de Oliveira, explicou que a medida será aplicada para 15 presos que supostamente pertencem à facções criminosas. Cinco deles foram para o sistema penitenciário na semana passada. A expectativa é que o restante seja transferido a partir desta semana, mas a FOLHA não conseguiu confirmar a informação com a assessoria de imprensa do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná), que não atendeu as ligações.

A Justiça também sugeriu que o SOE (Serivço de Operações Especiais), grupo especializado do Depen criado para conter motins em presídios, e o comando da Polícia Militar de Cambé mantenham contato para evitar novas rebeliões.Na semana passada, funcionários da Defesa Civil e da Paraná Edificação, vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, fizeram uma vistoria no local e descartaram qualquer risco de desabamento. Com a resposta, Oliveira informou que os presos que não fugiram serão realocados para outros setores da cadeia.
Rafael Machado
Grupo Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário