quarta-feira, 27 de junho de 2012

Suposto abalo Sísmico em Paranagi, abre pequenas rachaduras no solo e nas paredes das casas.


Suposto abalo Sísmico em Paranagi, abre pequenas rachaduras no solo e nas paredes das casas.

O Portal Sertaneja esteve na manhã do dia 25, no Distrito de Paranagi, pertencente ao município de Sertaneja, para verificar informações que davam conta que pequenas rachaduras no solo e paredes surgiram da noite para o dia na região.
De acordo com vários moradores, estas rachaduras apareceram na noite da última terça feira(19), logo após um barulho semelhante ao um trovão durante a chuva que caia no momento. A população notou essas rachaduras que variam em cada ponto do distrito, alguns morados já realizaram os reparos.
A ocorrência de ser um abalo Sísmico não este descartado, pois há relatos de moradores de sítios, fazendas e condomínios que também notaram o surgimento repentino dessas rachaduras.
A maioria dos abalos sísmicos é de origem natural da Terra, são chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a atmosfera podendo colidir, afastar-se ou deslizar-se uma pela outra. Através dessas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de tensão, posteriormente as rochas começam a se romper e liberam uma energia acumulada durante o processo de deslocamento.
A energia então é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra. Os sismos induzidos são basicamente resultado da ação do homem.  Originam-se de explosões, extração de minérios, de água ou fósseis, ou até mesmo por queda de edifícios, entretanto a intensidade apresentada é bastante inferior a dos terremotos tectônicos (pesquisa sogeografia).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário