terça-feira, 30 de outubro de 2012

Jacaré é visto “passeando” em parque de Curitiba

Um jacaré foi visto rastejando pela ciclovia do Parque Barigui, em Curitiba, no sábado (27). A advogada Tiane Melo flagrou o réptil dividindo o espaço com os frequentadores. Ela conta que estava andando quando viu o animal saindo do lago e indo em direção à ciclovia. De acordo com Tiane, o jacaré ficou cerca de dez minutos e depois voltou para a água. Ela relata que as pessoas estavam tranquilas e sem pânico. ‘Foi divertido’, afirma.
A advogada explica que manteve uma distância segura para conseguir fazer o vídeo. Policiais que faziam o patrulhamento pararam no local e evitaram que os curiosos chegassem muito perto do réptil.
O contador Guilherme Eduardo Freitas também viu o jacaré enquanto corria. "Ele estava no meio da pista. Todo mundo desviava com medo, mas ele não atacou ninguém". Freitas disse que esta é a segunda vez neste ano que vê o jacaré.
Prefeitura diz que os réteis não atacam se não forem provocados (Foto: Geber Vieira/Arquivo Pessoal)
Na manhã de segunda-feira (29), o animal foi visto mais uma vez. O cinegrafista Geber Vieira se deparou com o animal ao lado da passarela do parque. "Ele estava um pouco dentro d'água, mas a maior parte do corpo estava fora. Todo mundo passava olhando, comentando. As pessoas paravam para admirá-lo".
Segundo a Prefeitura de Curitiba, dois jacarés ficam no lago do Parque Barigui, um adulto e um filhote, que não teriam parentesco. Uma equipe de biólogos da Prefeitura e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente monitora os dois animais e estuda a possibilidade de captura. Em 2009, outro jacaré que ficava no parque foi capturado e levado para o zoológico. A orientação é para que as pessoas não se aproximem dos animais. De acordo com a Prefeitura, os répteis - espontaneamente - não atacam ninguém. (Redação G1 Paraná)

Nenhum comentário:

Postar um comentário