quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Após tragédia no RS prefeituras de Curitiba e Londrina irão rever alvarás de boates

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), anunciou no domingo (27) que irá realizar uma reunião na Secretaria Municipal de Urbanismo para analisar e rever os procedimentos de concessão de alvará para casas noturnas. O anúncio veio na sequência da tragédia ocorrida em Santa Maria (RS), onde mais de 200 pessoas morreram após incêndio na boate Kiss.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou após uma das bandas que se apresentava ter executado uma espécie de show pirotécnico com sinalizador. As faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico no teto da boate e deu início ao fogo, que se espalhou em minutos. Em pânico, muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência e houve tumulto na saída principal do estabelecimento, resultando em 233 mortos e 131 feridos.
Em entrevista ao G1, o secretário de urbanismo Reginaldo Cordeiro confirmou a reunião para a segunda-feira (28). Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Vigilância Sanitária e entidades da área devem ser convidados para debater o assunto. “Vamos fazer um raio-x do que está acontecendo em Curitiba. Nós chegamos agora e não sabemos se existem casas noturnas irregulares”, explicou à reportagem.
Segundo Cordeiro, o foco de verificação devem ser tanto as boates com alvarás vencidos, como também as que funcionam sem o documento. “O pior de tudo é ter casa noturna não cadastrada, porque é através do alvará que os órgãos conseguem fiscalizar”, disse. De acordo com o secretário, cabe à Prefeitura a primeira etapa na concessão do documento, que é a verificação do zoneamento da área onde se pretende instalar o estabelecimento.
Após a autorização, o secretário explica que a casa noturna precisa ainda de liberação da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Secretaria de Meio-Ambiente. No caso da boate em Santa Maria, o documento foi concedido, mas havia vencido em agosto de 2012, segundo os bombeiros. “Geralmente os alvarás são prorrogados anualmente”, disse Cordeiro.
Londrina
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), também anunciou uma reunião sobre o mesmo tema para segunda-feira (28). Pelo Facebook, ele disse que as secretarias municipais envolvidas na concessão de alvarás devem estar presentes para "checagem dos procedimentos vigentes, inclusive os de fiscalização".

Nenhum comentário:

Postar um comentário