terça-feira, 30 de julho de 2013

Reitor da UENP renuncia por causa de câncer no intestino

Reitor da UENP renuncia por causa de câncer no intestinoO reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), professor-doutor Eduardo Meneghel Rando(foto), anunciou, na tarde desta segunda-feira, dia 29, durante a reunião do Conselho Universitário da UENP (CONSUNI), que renunciará ao cargo a partir de 1º de setembro. 
A notícia foi dada com emoção pelo reitor. Eduardo recebeu, no início do segundo ano de sua gestão na Universidade, diagnóstico de câncer no intestino e, desde meados de abril de 2011, se submete a difícil tratamento. 
A UENP foi criada pela Lei nº 15.300, de 28 de setembro de 2006, e autorizada pelo Decreto Estadual no 3909/2008 com sede na cidade de Jacarezinho, e campi nas cidades de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio, reunindo as antigas instituições de ensino superior: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho - FAFIJA, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho - FAEFIJA, Faculdade de Direito do Norte Pioneiro - FUNDINOPI, Fundação Faculdades Luiz Meneghel - FFALM e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio - FAFICOP.
Durante a fala, o reitor disse que sua decisão foi tomada após longo exame de consciência e apelos insistentes de sua família.
A seguir, segue a integra da fala do reitor durante a reunião:
"A Universidade Estadual do Norte do Paraná, apesar de criada em 2006, pela Lei Estadual 15.300, teve seu processo de institucionalização efetivamente iniciado em 2010, com a constituição dos seus Conselhos Superiores, e a realização de eleições para escolha do primeiro reitor, cujo encargo me coube.
A despeito das inúmeras dificuldades desde início, que tem sido marcado pela falta de investimento do governo do Estado, em pessoas e em recursos financeiros, para o atendimento completo das demandas da Universidade, temos conseguido bons resultados.
Houve ampliação dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu, ampliação das bolsas de iniciação científica, apoio institucional para a capacitação docente pelo desenvolvimento de uma política clara, entre outras inúmeras conquistas, cuja história por certo irá reconhecer.
No início do segundo ano de gestão, como é de conhecimento público, fui surpreendido pelo diagnóstico de câncer no intestino, e desde meados de abril de 2011, me submeto a um custoso tratamento.
Nesse período, apesar das minhas limitações físicas, tenho cumprido com orgulho o meu dever e trabalhado dia e noite, sem rancores ou prevenções, para a consolidação desta Universidade.
Nessa difícil tarefa tenho contado com o apoio de inúmeras pessoas, as quais agradeço indistintamente, sejam estudantes, agentes ou professores.
Contudo, ante os apelos insistentes da minha família, e tendo examinado por diversas vezes minha consciência, já não posso continuar o meu mister.
A convocação desta reunião do Conselho Universitário, por isso, é para anunciar, de forma irretratável, que renuncio, a partir do 30 de agosto de 2013, a função de Reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, para a qual fui nomeado pelo Decreto Estadual nº 8744, de 16 de novembro de 2010, sendo que o Conselho Universitário deverá se reunir, no prazo máximo de 30 dias, daquela data, para indicar o meu sucessor, para completar o mandato em curso, ao Governador do Estado do Paraná, conforme o disposto no artigo 30 do Estatuto da UENP".

Nenhum comentário:

Postar um comentário