segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Polícia divulga golpes mais comuns no Paraná

Golpe do bilhete ou do torpedo premiado, falso sequestro, carro quebrado, envelope vazio, confirmação dos dados e falsa casa na praia são alguns dos nomes dos principais crimes de estelionato combatidos pela Polícia Civil do Paraná. Para orientar a população a evitar cair nessas armadilhas, a DEDC (Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas) da Polícia Civil fornece dicas úteis.

"Quando a oferta é demais, desconfie. Ninguém está tão disposto a agradar uma pessoa desconhecida, ninguém é tão bom com quem não conhece. Desconfie se a pessoa é tão boa, do motivo de ela estar fazendo de tudo para lhe agradar. Ninguém vai sair pela rua oferecendo dinheiro a troco de nada ou quase nada", diz o delegado adjunto da DEDC, Matheus Laiola.

"Por exemplo, se você vai realizar um negócio, como comprar um imóvel, procure alguma pessoa que tenha conhecimento sobre o assunto: um advogado ou corretor de imóveis. Antes de tudo tenha muita atenção", indica o delegado.

Segundo ele, muitos casos de estelionato não chegam ao conhecimento da polícia por vergonha da vítima, como, por exemplo, no golpe do bilhete premiado, em que a vítima tinha a intenção de ganhar dinheiro em cima do desespero dos outros.

Laiola explica que o estelionato é crime previsto no Código Penal (artigo 171), com pena de prisão de até cinco anos. Abaixo, algumas dicas para ficar longe das tentativas de golpistas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário