O Instituto Trata Brasil colocou Londrina na quarta posição entre 100 cidades do País em excelência do serviço de captação e tratamento de esgoto e água, conforme mostra reportagem publicada no domingo pelo JL. O Município saltou nove posições em relação ao ranking de 2014, quando aparecia em 13º lugar. Além de Londrina, Maringá e Curitiba também estão no ranking em 2º e 5º lugares respectivamente. Todos são atendidos pela Sanepar.
Os números do Trata Brasil dizem que 97,6% dos imóveis londrinenses têm acesso à rede de esgoto, o que reflete os investimentos feitos pela Sanepar nos últimos anos. Como bem disse o diretor do Trata Brasil, “não existe evolução sem investimentos”, e a Sanepar investiu mais de R$ 91 milhões em 2013, o triplo do ano anterior.
Se em relação ao esgoto o Município vai bem, na outra ponta está o desafio de reduzir as perdas de água tratada na distribuição, hoje na casa dos 30%. Houve avanços nos últimos anos, mas eles podem ser maiores. Nas cidades mais desenvolvidas do mundo a taxa de desperdício fica em torno de 15%. Um índice invejável, considerando que água tornou-se um tesouro precioso com a crise hídrica quase permanente. Num país onde o saneamento básico ainda deixa muito a desejar, com esgoto a céu aberto em grandes cidades e capitais, somos uma honrosa exceção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário