sábado, 25 de julho de 2015

Após colisão entre bicicleta e moto, populares levam ferido ao hospital, mas socorristas desaprovam a ajuda

Por volta das 11h30 da manhã de sexta feira (24), socorristas do SIATE de Cornélio Procópio foram acionados para prestarem atendimento na Rua Francisco Morato, próximo entrada da Vila Independência, onde acabara de ocorrer uma colisão envolvendo um ciclista e um motociclista, como mostram as fotos tiradas instantes depois do acidente.

Imediatamente uma ambulância com uma equipe de atendimento foi enviada ao local, mas ao chegar, os socorristas não encontraram as vítimas.

De acordo com o SGT Haroldo do SIATE, sua equipe foi informada que somente o ciclista ficou ferido, um senhor de idade e ele foi levado por terceiros até o hospital, o que não é o correto.

Segundo o socorrista, em caso de acidentes, apesar da boa vontade e preocupação das pessoas que presenciam o fato, em nenhum momento vítimas devem ser removidas do local, mesmo que os ferimentos aparentam ser leves.

O correto a fazer é isolar e sinalizar a área, acionar o socorro especializado e esperar a chegada do grupo de atendimento, dando suporte emocional à vítima, a tranquilizando e não o contrário, como ocorre quando há aglomeração de curiosos.

Haroldo salientou que ao mover a vítima, podem ocorrer lesões secundárias, que aumentam as chances de agravar o estado do paciente, o levando uma invalidez irreversível e mesmo a morte, como acontece na maioria das vezes.

Outro fator que preocupa é o contato direto com o sangue ou fluídos orgânicos da vítima sem as devidas luvas de proteção.

Para o socorrista, mesmo que a pessoa tenha conhecimento técnico para prestar o atendimento, ele não possui o equipamento necessário para remover a vítima do local e neste caso, somente o SIATE e o SAMU os possuem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário