terça-feira, 28 de julho de 2015

Escolas particulares querem mudar data do vestibular da UEL

Saulo Ohara/Equipe FolhaModificada por conta da greve dos servidores estaduais, a data do vestibular 2016 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) pode sofrer uma nova mudança nos próximos dias. O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Norte do Paraná (Sinepe/NPR) argumenta que o atual calendário (1ª fase em 6 de dezembro e 2ª entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro) vai prejudicar estudantes que disputarão vagas em outras instituições de ensino superior. "O aluno que gostaria de fazer UEL, mas que também vai fazer vestibulares em instituições com calendários antecipados se comparados ao da UEL, vai optar por não aguardar pelo resultado da universidade londrinense caso seja aprovado em algum outro processo", argumentou o presidente do Sinepe/NPR, Alderi Luiz Ferraresi, em entrevista ao Bonde nesta segunda-feira (27).
Ele lembrou que, dessa vez, a primeira e a segunda fase do vestibular da UEL serão "separadas" por 55 dias. "O intervalo de quase dois meses é bem maior se comparado ao período de quatro semanas que separou as duas fases nos processos de anos anteriores", lembrou. Com o intervalo maior, de acordo com Ferraresi, o resultado final do processo também sairá mais tarde. "Só em 21 de março, bem depois do resultado do vestibular de outras universidades", argumentou. 

O Sinepe/NPR propõe que a UEL encurte o intervalo entre as duas fases e, consequentemente, antecipe o resultado final do vestibular. "Com uma segunda fase entre o início e o meio de janeiro, a universidade poderá divulgar o resultado no início de março e não no final (daquele mês)", observou. 

A proposta será apresentada à reitoria da UEL em uma reunião marcada para as 14h30 desta terça-feira (28). Participam do encontro, além do sindicato e da universidade, representantes das escolas estaduais e o vereador Rony Alves (PTB), presidente da Comissão de Educação da Câmara. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário