quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Jovem é preso em Londrina por agredir namorada; quadro é gravíssimo

Um jovem de 18 anos foi preso em Londrina, nesta terça-feira (27), acusado de ter espancado a namorada na noite da última segunda-feira (26). De acordo com o inquérito da Polícia Civil, o crime foi cometido em uma estrada rural de Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina) por volta das 22h. A adolescente, de 15 anos, está internada no Hospital Universitário (HU) e a oficialização de sua morte cerebral depende de exames complementares que seriam realizados durante a noite desta terça por um médico especialista de Maringá. O laudo só deverá ser divulgado na manhã desta quarta (28).

Inicialmente atendida por socorristas do Corpo de Bombeiros, a garota foi levada ao Hospital Cristo Rei, em Ibiporã, antes de dar entrada, à 1h50 da terça, no HU. Até as 19h, o boletim do hospital informava que a menina estava em coma, respirando por aparelhos e entubada. Com o coração seguia batendo, o quadro era considerado gravíssimo, mas sem confirmação oficial do provável óbito.

Durante a manhã, o rapaz teria tentado entrar no HU. Funcionários tiveram que acionar a Polícia Militar (PM) para contê-lo. Ele foi encaminhado à Delegacia da Mulher e interrogado, durante a tarde, pelo delegado Manoel Pelisson, da 10ª Subdivisão Policial (SDP). Como fez plantão na noite de segunda, a titular da delegacia teve folga nesta terça e não pôde assumir o caso.

Segundo Pelisson, o depoimento do rapaz apresentou inconsistências e indícios suficientes para que sua prisão fosse decretada. O delegado afirmou estar convicto de que o acusado agrediu a namorada e o autuou por tentativa de feminicídio. Ele seria encaminhado à Delegacia de Ibiporã, comarca responsável por Jataizinho.

A versão do rapaz é outra: o casal teria saído de motocicleta para comemorar a gravidez da garota. Como começou a chover, ele teria feito uma manobra para voltar para casa, provocando a queda da adolescente. Ele também afirma ter perdido o controle do veículo, que supostamente passou diversas vezes sobre a jovem.

Os paramédicos do Siate que prestaram o primeiro atendimento à adolescente registraram a ocorrência como queda de motocicleta por acreditarem nas informações repassadas pelo rapaz no momento do socorro. A versão, no entanto, já foi descartada pelo delegado Pelisson.

O casal se conhecia há dois anos. Os dois viviam juntos em uma casa de Jataizinho desde abril deste ano. Em agosto e setembro foram registrados dois boletins de ocorrência relatando agressões sofridas pela garota. Em uma ocasião, ela chegou a fugir de casa, mas voltou atrás e retirou a queixa feita à polícia.

Caso a morte da adolescente se confirme, o rapaz irá responder por feminicídio, variante de homicídio qualificado que leva em conta o fato de a motivação do autor se basear na relação afetiva com a vítima e na sua condição como mulher.

Informações preliminares apontam que a adolescente estaria grávida de gêmeos - o próprio depoimento do rapaz atesta isso -, mas o HU não confirma a gravidez. Caso ela esteja mesmo esperando dois bebês, o jovem irá responder por triplo homicídio.

Peritos do Instituto Médico Legal (IML) estiveram no HU durante esta terça para levantar as lesões sofridas pela garota. O laudo foi anexado pelo delegado na instrução do flagrante. Segundo o HU, ela apresentava ferimentos graves na cabeça.

A identidade do acusado não foi revelada pela Polícia Civil. Como é menor de idade, a vítima teve seu nome preservado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário