sexta-feira, 20 de maio de 2016

Vale do Ivaí quer se tornar polo produtor de frutas de qualidade

ReproduçãoA produção de frutas de qualidade – e o turismo rural que pode ser agregado a essa atividade – desponta como uma importante opção de renda e diversificação da propriedade que está atraindo a atenção dos produtores rurais da região de Apucarana. Esse cenário ficou comprovado com a realização do 1º Seminário de Fruticultura e Conservação de Solos e Água do Vale do Ivaí, que reuniu 300 pessoas entre produtores, técnicos, prefeitos e estudantes de universidades.

O evento aconteceu nesta semana em Jandaia do Sul e os participantes vieram dos 27 municípios que integram o programa "Território do Ivaí", que tem apoio do Governo do Paraná.

De acordo com Mário Bezerra Guimarães, chefe do núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Apucarana, também organizador do evento, a região já produz uma diversidade de frutas como goiaba, banana, uva, pitaia, abacate e morango, entre outras. "Com a realização do seminário buscamos aproximar os produtores para que eles tenham mais facilidade de conversar entre si e juntos buscar novas tecnologias", disse Bezerra.

Para o chefe do núcleo, a organização dos produtores representa um passo fundamental para o desenvolvimento de um polo produtor de frutas no Vale do Ivaí, conforme a prioridade definida pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Para explicar os benefícios e os valores agregados que podem ser gerados com a produção de frutas, a organização do seminário trouxe representantes do Consórcio do Polo Turístico Circuito das Frutas de São Paulo, como José Augusto Maiorano, técnico da Cati- SP (empresa de assistência técnica paulista) e Renê Tomazeto , presidente da Unifrutas, do estado de São Paulo.

Bezerra explica que municípios paulistas, tradicionais produtores de frutas, agregaram o turismo rural, que está gerando valor à atividade. "São Paulo pode ser um modelo inspirador para ampliar a visão do produtor de frutas do Paraná. Para ele se conscientizar que a atividade que ele exerce pode se tornar uma excelente fonte de renda", disse.

Além do modelo do Circuito das Frutas de São Paulo, os participantes do seminário conheceram também a Hortinorte, projeto da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento voltado à comercialização de frutas e legumes na região Norte do Estado. Apresentado no evento pelo técnico da Emater Nilson Ladeia de Carvalho, a Hortinorte auxilia na organização do produtor e o motiva a melhorar a apresentação do que ele já produz para atender à demanda do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário