sexta-feira, 3 de junho de 2016

Vereadores de C. Procópio propõem fim das diárias e proibição de festas com bebida livre na cidade

Na quinta-feira (02), em entrevista a Rádio Cornélio, o vereador Fernando Peppes afirmou que pretende apresentar um projeto que coloca fim nas diárias dos vereadores.

As diárias de viagens com finalidade pública, pertinente à atuação do vereador, são custeadas pelo legislativo municipal. Em tese, elas servem apenas para custear a hospedagem e a alimentação, mas são valores considerados altos pela maioria da população.

O vereador afirmou que por experiência própria (ele já viajou e inclusive recebeu diárias significativas nos dois primeiros anos desse seu mandato) o trabalho do vereador é mais efetivo quando ele fica na cidade, inclusive citando os últimos projetos de sua autoria, como a reintegração de posse e revitalização do Centro Comunitário do Jardim Cristo Rei, que não poderiam ser feitos sem a visitação nos bairros da cidade.

Cabe lembrar aqui que ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, no caso o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis está a lei orçamentária anual, que define onde deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos munícipes. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Já o vereador Edimar Gomes, este está mais preocupado com as festas “Open Bar” promovidas na cidade, principalmente as que envolvem os estudantes universitários, que atraem muito outros jovens.

Na última sessão da Câmara Municipal, realizada na noite da terça-feira (31), Gomes, em seu discurso, afirmou que pretende apresentar um projeto de lei proibindo a realização de festas “OPEN BAR” na cidade, ou seja, aquelas em que os consumidores pagam pelo valor embutido da entrada e das bebidas alcoólicas.

O vereador tomou iniciativa após uma tentativa de homicídio registrada nas proximidades de uma casa de show na cidade, em um evento “Open Bar”, onde um jovem de 26 anos, identificado por Maicon, foi brutalmente espancado por vários rapazes e o caso chamou a atenção, sendo debatido em vários meios de comunicação, sendo repercutido em vários sites doestado.

O vereador Edson Ducci também apontou para outro problema, a promessa do lotes urbanizados, que seriam para famílias que não tinham imóvel próprio e foram distribuídos no final de dezembro do ano de 2012 e até agora nada foi oficializado.

Os lotes se localizariam próximo à Cia Iguaçu de Café e os sorteados pagariam uma prestação simbólica mensal, porém , até o momento, não há um projeto definitivo, de estrutura e nem de acesso a esses lotes.

Para o vereador, apesar de muitos pessoas terem adquirido um comprovante dando direito aos terrenos, tudo não passou de um golpe eleitoral aplicado por candidatos espertalhões para tentarem conseguir votos, pois nem o prefeito pode prometer tal benefício.(Com informações do site da Rádio Cornélio e Cornélio Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário