quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Ferramenta facilita visualização de informações de candidatos de todo o Brasil

Com o objetivo de visualizar informações sobre candidatos a prefeito e vereador de forma mais fácil e prática, o mestre em ciência da computação Humberto Ferreira da Luz Junior criou um site que filtra e ordena os candidatos de todas as cidades do Brasil por nome, partido, coligação, grau de instrução, ocupação, situação, soma e lista de bens e propostas.

O site (http://candidatos2016.info/) foi criado em aproximadamente uma semana, após Humberto ter sentido necessidade de pesquisar e investigar melhor a situação de cada candidato, há cerca de três semanas. "Sou eleitor em Londrina desde 2014 e eu estava frustrado com a dificuldade de escolher um candidato a vereador entre centenas de opções e com uma propaganda política que se resume a dizer o nome, o número e uma frase de efeito", apresenta.

"Primeiramente, visitei o site do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] para pesquisar sobre os candidatos, mas vi que não tinha nenhuma forma de filtrar, com exceção do nome. Acabei descobrindo o repositório de dados eleitorais do TSE, baixei os dados e na semana seguinte comecei a desenvolver o site", afirma.

Além disso, o cientista da computação disse que conhecia pouquíssimos candidatos e há muitas opções. Em Londrina, por exemplo, são 349 candidatos a vereador e oito a prefeito. "Eu queria investigar cada um para tomar uma decisão, mas era virtualmente impossível fazer isso com tantos candidatos. O foco do site é fazer com que você reduza a quantidade de opções de acordo com alguns critérios e tenha a opção de entrar em contato com eles, caso desejar. Estou na fase final para a escolha do meu candidato", explica.

É possível pesquisar no site informações sobre candidatos, gráficos estatísticos de todas as cidades e até exportar os e-mails de cada um. A ferramenta funciona de forma simples e prática. Além disso, ao lado das informações de cada candidato há um botão que redireciona à página do candidato no site do TSE.

Em relação aos gráficos estatísticos, você pode ter acesso ao número de candidatos, candidatos por partido, instrução, estado civil, sexo, cor/raça, situação e ocupação. Veja um exemplo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário