terça-feira, 28 de março de 2017

Frigoríficos do Paraná entram na Justiça e podem não fazer recall de produtos

Foto: (Reprodução/GloboNews)Os frigoríficos Transmeat e Souza Ramos, investigados na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, informaram nesta segunda-feira (27) que não estão cumprindo, por enquanto, o recall de produtos determinado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). As empresas disseram que entraram com pedidos na Justiça para tratar sobre o tema e que aguardam decisão judicial.
Além desses dois frigoríficos, a Senacon também determinou a retirada de produtos do frigorífico Peccin, que foram produzidos nas plantas de Curitiba, no Paraná, e de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. A empresa, porém, não quis se manifestar.
A Senacon informou que, encquanto os pedidos das empresas não for julgado, elas são obrigadas a recolher os produtos. Caso as empresas não retirem os produtos, da forma como foi determinado, elas podem ser multadas em até R$ 9 milhões, mesmo enquanto A multa, segundo a secretaria, está prevista no Código de Defesa do Consumidor.
A retirada dos produtos foi definida após uma auditoria do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), às unidades investigadas na Operação Carne Fraca. Segundo a secretaria, a Transmeat, a Souza Ramos e a unidade de Jaraguá do Sul da Peccin não têm controle dos processos relacionados à rastreabilidade dos produtos.
Já na unidade de Curitiba da Peccin, há suspeita de risco à saúde pública ou adulteração de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário