sexta-feira, 17 de março de 2017

TRADIÇÃO Quaresma eleva consumo de peixes

DivulgaçãoA tradição cultural de consumir peixes na Quaresma já começa a elevar a venda de pescados. A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Pescados (Abipesca) é de crescimento de 17% nas vendas gerais de peixe, mas na loja de cortes especiais de peixe Onix, em Londrina, a aposta é de um incremento de até 30% na comercialização dos cortes especiais de tilápia.

A proprietária da empresa, Petra Wagner, explica que a tilápia oferece a vantagem de ser mais econômica em relação aos peixes tradicionais da data, com variações de preço entre R$ 22,00 e R$ 45,00 por quilo. "Os cortes especiais, como o lombo de tilápia, permitem preparar receitas sofisticadas até mesmo para os dias festivos", sugere.

A produção de tilápia no Brasil aumentou 9,7% em 2015, conforme último relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representando 45,4% da produção total de piscicultura no país. O Paraná é o maior produtor, com 28,8%, seguido por São Paulo (13,2%), Ceará (12,7%) e Santa Catarina (11,4%). Relatório da FAO divulgado no ano passado estima que o Brasil deve registrar um crescimento de 104% na produção da pesca e aquicultura até 2025, o que corresponde ao maior aumento em toda a América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário