sábado, 3 de junho de 2017

GRIPE MS libera vacina da gripe para todas as pessoas, mas Paraná mantém restrição a público-alvo

MS libera vacina da gripe para todas as pessoas, mas Paraná mantém restrição a público-alvoO ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou nesta sexta-feira (2) a liberação da vacina contra a gripe para toda a população. Isto porque ainda restam 10 milhões de doses em todo o Brasil. A campanha segue até 9 de junho.

No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) manterá a vacinação somente para o público-alvo já definido, formado por crianças entre seis meses e quatro anos; gestantes; mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias; idosos; doentes crônicos (mediante prescrição médica); profissionais de saúde; indígenas; e professores em atividades.

Conforme nota da Sesa, a meta é vacinar 90% do público-alvo. Até esta sexta-feira (2), o Paraná atingiu 85,5% de cobertura. Foram 2,5 milhões de doses aplicadas.



"A ampliação da oferta da vacina da gripe para outros grupos dependerá de análise técnica da Comissão de Infectologia e da Secretaria de Estado da Saúde em consenso com os municípios, de forma a garantir o atendimento pleno para eventuais novos grupos populacionais", esclareceu a Sesa, em nota.

Com o número de doses disponíveis, não é possível atender toda a população paranaense. A pasta pede que somente as pessoas definidas como público-alvo compareçam às Unidades de Saúde para tomar a vacina contra a gripe.

Prevenção

A vacina protege contra os três sorotipos do vírus da gripe, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS): H1N1, H3N2 e Influenza B.

Números

De acordo com o último boletim divulgado pela Sesa, de 1º de janeiro até 26 de maio deste ano foram registrados 1.370 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Paraná. Destes, 6,3% foram causados pelo vírus Influenza. E dos 126 óbitos notificados, 4,8% ocorreram por causa do mesmo agente.

Na 17ª Regional de Saúde Londrina, no mesmo período foram dez casos de Influenza A e três óbitos; e dois casos de Influenza B.

Conforme a diretora-geral municipal de Saúde, Eliana Marussi, a meta para vacinação em Londrina é de 167.882. Até esta sexta-feira (2), foram contabilizadas 136.131, que representam 81% do público-alvo.

Locais

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde de Londrina.
Fernanda Circhia - Redação Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário