sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Após fim da estiagem, área plantada de soja chega a 66% no Paraná

O plantio da soja no Paraná foi liberado no dia 11 de setembro, quando encerrou o vazio sanitário. (Foto: Agência Estadual de Notícias/Divulgação)Após o término da estiagem no fim de setembro, a área plantada de soja no Paraná chegou a 66% dos 5,4 milhões de hectares previstos, conforme relatório mensal do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), divulgado na quinta-feira (26).
O plantio está liberado no estado desde 11 de setembro, mas, devido ao clima seco, o solo não estava bom para ser semeado, explica Marcelo Garrido Moreira, economista do Deral.
"Apesar desse pequeno contratempo nos primeiros 20 dias, com o retorno das chuvas os produtores conseguiram compensar o atraso", afirma.
No mesmo período do ano passado, 60% da área prevista para a oleaginosa estava plantada. O plantio da safra anterior começou mais tarde – em 20 de setembro.
Percentual de área plantada de soja por região
Relatório de 26 de outubro
Com o baixo preço do milho, muitos produtores optaram por plantar soja. Segundo o economista, isso explica o aumento de 3% na área total que deve ser plantada da oleaginosa. A expectativa de produção, no entanto, teve redução de 1% e deve chegar a 19,5 milhões de toneladas de soja, conforme o Deral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário