sexta-feira, 3 de novembro de 2017

QUATRO VELOCIDADES MÁXIMAS Líder em acidentes, Saul Elkind vai de 30 km/h a 60 km/h em apenas 300 metros

Paulo Monteiro/Nosso DiaSe não for a única, a Saul Elkind é uma das poucas vias de Londrina a possuir quatro limites de velocidade: 30, 40, 50 e 60 km/h. Situação que pode deixar o condutor confuso na hora trafegar pela avenida da zona norte, que está no topo do ranking de mortes.

Oito casos, apontou o último Placar do Trânsito, após o levantamento realizado entre janeiro e agosto de 2017. Para diminuir a violência na via, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), junto a outros órgãos, estuda mecanismos para reduzir e padronizar a velocidade nos 16 quilômetros de extensão.

No trecho de aproximadamente 300 metros, do cemitério Jardim da Saudade ao Corpo de Bombeiros, no Conjunto Vivi Xavier, os limites oscilam entre 30 e 60 km/h. O mesmo espaço ainda tem grande circulação de crianças e jovens, a caminho da escola Estadual Lúcia Barros Lisboa, localizada no mesmo bairro.

A alguns metros dali, o bom estado do asfalto e a falta de redutores, como quebra-molas e semáforos, a partir do terminal Urbano Vivi Xavier, na rua Lindalva Bassetto, instiga motoristas a pisar fundo no acelerador até a faixa elevada, a 600 metros, na esquina com a rua Amélia Donegá Spoladore, no Jardim das Palmeiras.

Ainda circulando pela avenida Saul Elkind, já no Residencial do Café, o percurso de 250 metros, entre as ruas Juvenal Alves de Camargo e Café Supremo, o motorista deve ficar atento a dois limites de velocidade: 40 e 50 km/h. Um pouco a frente, no Residencial Alto da Boa Vista, a via permitida o condutor atingir os 60 km/h. Assim como no Conjunto Sebastião de Melo, a partir da rotatória com a rodovia Carlos João Strass.

Sem limites

A avenida Saul Elkind tem um total de 16 quilômetros. A via da região norte liga o município de Cambé ao de Ibiporã. O último trecho a ser pavimentado, entre a rodovia Angelina Ricci Vezozzo até a PR-862, pela estrada das Três Figueiras, no contorno norte de Ibiporã, possui cerca de seis quilômetros. Neste percurso a reportagem não avistou nenhuma placa sinalizando o limite de velocidade da estrada. De acordo com as informações do último Placar do Trânsito, quatro dos oito casos de mortes foram registrados no sentido Cambé. Do Residencial Vista Bela até a PR-445. Um caminho de seis quilômetros, que tem o limite de 40 km/h.

Para CMTU, velocidade ideal é de 50 km/h

De acordo com a assessoria de comunicação, conforme estudos da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), a velocidade ideal para a avenida Saul Elkind é de 50 km/h. É esta velocidade que deve ser padronizada em toda a extensão da via, com exceção do locais que apresentam escolas, que conforme legislação deve a velocidade ser reduzida para 30 km por hora.

Esta velocidade foi definida pelo estudo que avaliou o volume de veículos que transitam pela via, a velocidade segura para o pedestre e que não proporciona congestionamentos.
A diretoria de trânsito da CMTU já programou a padronização da via em 50 km/h, com a colocação de placas e sinalização viária para a próxima semana.
Paulo Monteiro - Nosso Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário