quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

DECRETO MUNICIPAL Prefeitura quer acabar com processos de papel em três anos

Prefeitura quer acabar com processos de papel em três anosA fim de modernizar os processos administrativos da Prefeitura de Londrina e de suas autarquias e fundações, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, assinou na última quinta-feira (18) dois novos decretos municipais. A expectativa é que até o final desta gestão todos os processos estejam no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), eliminando, assim, dentro de três anos, os processos que hoje tramitam fisicamente por meio de papel.

Com o Decreto nº 1.525, de 15 de dezembro de 2017, o governo municipal sanciona o uso da versão 3.0 do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), disponibilizado gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF). O atual sistema disponibiliza novas ferramentas e uma complementação de funcionalidades, dando uma nova cara à solução, sendo que uma das principais novidades é o peticionamento eletrônico.

Com ele, o cidadão poderá solicitar serviços para o Município sem ter a necessidade de ir até a sede administrativa da Prefeitura. Para tanto, será preciso fazer um cadastro de usuário externo no sistema, sem custo. Assim, o munícipe poderá abrir um processo, anexar documentos e acompanhar o protocolo e o andamento do trâmite feito pelas secretarias municipais, autarquias ou fundações em tempo real. Também será possível fazer a inserção de documentos em processos já autuados junto à Prefeitura por meio da ferramenta peticionamento intercorrente.


Para o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti e Silva, o avanço do processo eletrônico é de fundamental importância para a melhoria da eficiência da gestão pública tanto no quesito transparência quanto na agilidade do processo, além de avanços no controle de prazos e universalização das informações. "Quanto mais os processos saem do papel e vêm para o digital, mais agilidade a gente tem e mais controle de prazos. Além disso, a transparência é muito maior, representando um avanço na publicidade dos atos porque o processo físico fica restrito a uma área, uma sala, uma gaveta e qualquer pessoa que queira acessá-lo precisa se deslocar até a Prefeitura. A partir do momento em que ele se torna digital, pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. Universalizar o sistema eletrônico é uma meta ousada, que trará benefícios para a cidade", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário