terça-feira, 29 de abril de 2014

Morte de adolescente encontrado inconsciente em carro é mistério em Cascavel

Socorristas, médico de plantão e oficial de área do Siate foram acionados na noite desta segunda-feira (28), para atender uma vítima de um suposto acidente de trânsito, na estrada que dá acesso ao Aeroporto de Cascavel.

Quando as equipes chegaram ao local, se depararam com um rapaz no banco do motorista de um carro, inconsciente. O veículo estava parado no gramado, ao lado da cerca, que isola a pista de pousos e decolagens. Os socorristas constataram, então, que não se tratava de um acidente.

O jovem, de 17 anos, foi encaminhado para a ambulância do Siate, onde os procedimentos continuaram. Equipes do Samu foram acionadas para dar suporte aos bombeiros e tentar reverter o quadro do menor de idade. A mãe do menino foi avisada da situação do filho e acompanhou o atendimento.

A mulher disse que o rapaz saiu de casa por volta das 18h, com o carro do pai. Ela afirmou que ele não tinha problemas de saúde e que estava com um grupo de jovens no campo ao lado da pista do aeroporto.

O carro foi retirado do local por amigos da vítima.

O adolescente morreu durante atendimento, que durou uma hora. Durante o período, os socorristas utilizaram vários recursos, na tentativa de salvar o jovem. O corpo dele foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), que não quis receber, alegando não ter sido morte violenta. O Siate levou o cadáver, então, para a Acesc. (Redação e imagem: CGN)

Acidente entre carro e caminhão em trecho urbano da BR-373 mata três

Três pessoas morreram em um acidente entre um carro e um caminhão na madrugada de segunda-feira (28) na Avenida Souza Naves, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão ia sentido norte e o carro, sentido sul. O carro invadiu a pista contrária e bateu de frente com o caminhão. O trecho, na BR-373, é urbano e a velocidade permitida é de 60 km/h. A polícia não soube informar o que causou o acidente. O real motivo só poderá ser afirmado após realização de perícia.

Os três ocupantes do carro, duas mulheres e um homem, morreram na hora. O caminhoneiro foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal com ferimentos leves. (Redação G1 / Foto: Flávio Bernardes/RPC TV)

Pai tenta levar o filho para casa e é morto por amigo do jovem

Na manhã de segunda-feira (28) a Delegacia de Homicídios apresentou um dos suspeitos de envolvimento na morte de Maurino dos Santos Francisco, 46 anos.

A vítima foi assassinada com um tiro de revólver calibre 38 no peito. O homem morreu na Rua Zandvoort, entre as ruas Silverstone e Nivelles, no bairro Interlagos, em Cascavel.

De acordo com a delegada responsável, Maurino foi morto após tentar tirar o filho da companhia de outras pessoas e leva-lo para casa. Um dos suspeitos não gostou dessa atitude e atirou no homem.

O revólver utilizado no crime teria sido emprestado ao atirador por Luiz Gustavo da Silva, 20 anos, preso ainda na noite de ontem.

Também havia sido preso Lucas Teixeira, 20 anos, que teria pilotado a motocicleta CG para ajudar na fuga do atirador. O rapaz não ficou preso.

O rapaz que atirou contra Maurino já foi identificado, mas ainda não foi detido. (Redação e imagem: CATVE)

Médico diagnosticado com dengue morre em Londrina

Depois de 15 dias, mais uma pessoa diagnosticada com dengue morreu na manhã de segunda-feira (28), no Norte do Paraná. Tertulino Aires Neto, 71 anos, médico morador de Rolândia, faleceu por volta das 6h20. Ele estava internado no Hospital do Coração de Londrina desde o dia 21 de abril.

De acordo com a assessoria do hospital, a dengue foi confirmada mediante exames realizados pelo corpo médico durante o período de internação. Além disso, ele sofria de problemas cardiovasculares e pulmonares. Ainda segundo a assessoria, não é possível determinar que a dengue tenha sido a causa principal da morte, mas um dos fatores que a ocasionou.

À reportagem do Portal Bonde, a Secretária de Saúde de Rolândia, Gisele Tolini Rosa de Freitas, disse que o médico estava com "suspeita de dengue", mas negou ter conhecimento  da confirmação. "Não tive acesso ao exame de sangue para passar a informação", afirmou. De acordo com ela, foram aplicadas medidas preventivas de combate ao mosquito Aedes Aegypti na região central, na qual residia a vítima. "Fizemos o trabalho químico e mecânico e conseguimos quebrar a cadeia de transmissão no local".

Até agora, o município contabiliza 222 notificações e 54 casos confirmados da doença. No dia 13 deste mês, houve o primeiro registro de morte de um homem de 58 anos. Apesar disso, a gestora da pasta descarta epidemia. "Estamos com um surto de dengue e em estado de alerta, mas só declaramos epidemia a partir de 180 casos confirmados", explicou.

A administração da 17ª Regional de Saúde deve acessar o prontuário da vítima e iniciar as investigações. (Redação Bonde)

Confronto policial termina com dois mortos e três presos após assalto na RMC

Dois homens acabaram mortos após um confronto com a polícia em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba (RMC), na tarde de segunda-feira (28). A confusão aconteceu em uma casa na rua Clóvis R. S. Maschio, no conjunto Nichelle, na Vila Cohapar.

Cinco criminosos assaltaram uma empresa de ônibus em Quatro Barras, também na RMC, e fugiram em um veículo Tempra. O carro foi abandonado e eles embarcaram em uma Blazer e continuaram a dirigir até uma residência. Com o rastreamento das placas, policiais conseguiram chegar até o local e tentar abordá-los.

A informação é de que policiais militares entraram na casa e foram recebido a tiros pelo quinteto. Dois deles foram baleados, um rapaz identificado como Alexandre Santos da Silva morreu na hora e o outro, mesmo ferido, tentou escapar pulando uma janela. Gilmar Luiz da Silva, de 32 anos, caiu no forro da residência vizinha e morreu.

Outros dois homens, Robert Luan Maciel da Silva, de 20 anos, e Nenias Evangelista, 19, pularam vários muros para fugir, mas acabaram se machucando. Eles foram capturados e encaminhados para o Hospital Angelina Caron, com ferimentos leves.

Já o quinto criminoso, Leandro Santos da Silva, 30, foi preso pela PM. Com os assaltantes foram encontrados o malote roubado na viação Castelo, uma escopeta de calibre 12, dois revólveres de calibre 38 e uma pistola de brinquedo. (Redação Banda B / Foto: Juliano Cunha)

Mãe procura médico para retirar “órgão estranho” das costas de bebê

Nos primeiros dias de vida de Nuo Nuo, a mãe do garoto percebeu que o filho tinha alguma deformação pequena nas costas. O bebê tem, na verdade, uma "espinha bífida" - doença congênita de desenvolvimento que deixa uma lacuna, semelhante a um pênis na coluna vertebral.

Com o tempo, a mulher observou que a "estrutura fálica" estava crescendo. Atualmente, o bebê tem cinco meses e um "rabo" de 12,5 cm.  Preocupada com o futuro da criança e as implicações de tal deformação, a mulher procura por um método seguro de fazer a remoção do "rabo" da criança.

Contudo, os médicos de Changsha (China) alertaram à chinesa que há o risco de Nuo Nuo sofrer sérios danos já que o "rabo" está ligado ao sistema nervoso da criança. A equipe médica do hospital estuda um modo de fazer a remoção da rara deformação de Nuo Nuo. (Redação O Globo / Texto: Ana Clara Otoni /Fotos: Barcroft Media)

Torcedor com sinalizador é ‘incendiado’ por policial com spray de pimenta na Polônia

Um torcedor polonês foi posto em chamas por um policial durante uma partida do Campeonato Polonês. No duelo entre Slask Wroclaw e o Zaglebie Lubin, no sábado (26), um homem sobe uma grade e balança um sinalizador. Um policial se aproxima e lança uma rajada de spray de pimenta no torcedor, que imediamente é engolido por uma bola de fogo.

Assustado, o homem cai e sai correndo para o meio dos demais torcedores, aparentemente sem maiores ferimentos. (Redação Extra / Foto: Veooz)

Duas pessoas ficam feridas em acidente na BR 369 na manhã de segunda-feira

Por volta das 07h30 da manhã de segunda feira (28), socorristas do SAMU de Cornélio Procópio e Econorte foram acionados para prestarem atendimento a vítimas de um acidente envolvendo dois veículos na BR 369, mais precisamente no trevo que dá acesso a cidade de Nova América da Colina.

De acordo com a técnica em enfermagem Elisabeth do SAMU, ambos os veículos estavam com dois ocupantes e um de cada carro precisou de atendimento de socorro.

Segundo Elisabeth, a condutora de um dos automóveis sofreu um trauma e foi atendida pelo socorristas da Econorte, ficando a cargo do SAMU dar atenção a um senhor de 62 anos que estava no banco de passageiros do outro carro, que reclamava de fortes dores nas regiões torácica e lombar.

Conformo relato do motorista do carro atendido pelo SAMU, ele vinha de Londrina em sentido a Santo Antônio da Platina, quando de repente o outro veículo contornou o trevo e entrou direto na pista, não dando tempo de ele parar.

Por sorte o carro não estava em alta velocidade e acabou colidindo lateralmente no outro veículo, caso contrário, o acidente seria em maiores proporções, salientou a técnica em enfermagem.

Após receberem os primeiros socorros, ambas as vítimas foram imobilizadas e conduzidas ao PS da Santa Casa de Cornélio Procópio.

SIATE tende motociclista que foi atingida por carro na Avenida Minas Gerais

Por volta das 10h da manhã de segunda feira (28), socorristas do SIATE de Cornélio Procópio foram acionados para prestarem atendimento a uma motociclista que ficou ferida após se envolver em um acidente com um automóvel na Avenida Minas Gerais, no centro da cidade.

De acordo com o socorrista Soares, ao chegarem ao local, à equipe do Siate encontrou a vítima, de nome Cinthia, 30, consciente e orientada, sendo amparada por populares, apresentando escoriações no tornozelo esquerdo, com suspeita de luxação e uma contusão no ombro, a qual ele reclamava de dores.

Segundo a vítima, ela vinha da Avenida XV de Novembro e seguia em direção as agências bancárias que se concentram na Avenida Minas Gerais. Um veículo que estava atrás e se dirigia no mesmo sentido, a tentar ultrapassá-la, acabou por atingir a sua moto, levando-a ao chão.

Após passar por uma breve avalição e receber os primeiros socorros, a vítima foi imobilizada e conduzida ao PS da Santa Casa.

O motorista do automóvel permaneceu no local e aguardou até a chegada da equipe do Pelotão Do Trânsito para registro do acidente e demais procedimentos.

Polícia Civil de Bandeirantes captura de foragida do 3º distrito de Londrina‏

A equipe de investigação da Polícia Civil de Bandeirantes,  em data de 28 de abril, chefiada pelo Delegado Michael Eymard R. de F. Araújo, recapturou a foragida do 3º Distrito Policial de Londrina,  Juliana Figueiredo de Paula, 21 anos de idade.

Ela estava em um sítio próximo a antiga Termas Yara e não reagiu a prisão. Juliana foi conduzida para o setor de carceragem da 39ª DRP de Bandeirantes-PR.

A foragida havia se evadido do 3º distrito de Londrina no dia 25/04/2014, em companhia de outras treze detentas e segundo ela, chegou até a Cidade de Bandeirantes de carona em uma Motocicleta. (Com informações e imagem da PC de Bandeirantes)

Pedestre é atropelado no trevo do Fortunato Sibim – Motociclista causador do acidente fugiu do local

Na tarde de segunda feira (28), por volta das 15h, homens do SIATE de Cornélio Procópio foram acionados para prestarem atendimento a uma vítima de atropelamento no trevo de entrada do Conjunto Fortunato Sibim, as margens da PR 160.

De acordo com o socorrista Marcos Mendes, ao chegarem ao local, à equipe do SIATE encontrou a vítima, de nome Andersen, caído próximo à guia de uma calçada. Ela estava consciente e orientado, sendo amparada por uma enfermeira que passava pelo local.

Anderson apresentava um ferimento lacerante na perna esquerda, com intenso sangramento e outros cortes no antebraço direito.

Populares informaram que Anderson foi atropelado por uma moto e o condutor se evadiu do local.

Após passar por uma breve avalição e receber os primeiros socorros, Anderson foi imobilizado e conduzido ao PS da Santa Casa.

No momento que a ambulância se preparava para transportar o paciente, o condutor da moto que teria causado o acidente apareceu no local para saber o estado de saúde da vítima, sendo orientado pelos socorristas a procurar pela PM e relatar o ocorrido.

Ao sofrer crise convulsiva, mulher acaba batendo a cabeça em geladeira e perde a consciência.

Após atenderem a uma situação de atropelamento na tarde de terça feira (28), homens do SIATE de Cornélio Procópio foram novamente acionados para socorrerem uma mulher que teve um mal súbito em sua casa, vindo a desfalecer e na queda bateu a cabeça contra uma geladeira, ficando desacorda.

Rapidamente a equipe de socorro se dirigiu ao local e ao chegarem encontraram a mulher inconsciente, não respondendo a estímulos, porém apresentado batimentos cardíacos e respiração normal, informou o SD Marcos Mendes do SIATE, que atendeu a ocorrência juntamente com o Sgt. Nicolau.

De acordo com o irmão da vítima, a mulher possui histórico de desmaios durante crises convulsivas, sendo obrigada a usar de remédios para controlar as manifestações da doença.

A vítima foi conduzida ainda inconsciente para a Santa Casa, onde devagar foi voltando a si, relatou Marcos Mendes.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Polícia Ambiental apreende mais de uma tonelada de maconha

Duas ações da Polícia Militar Ambiental resultaram na apreensão de mais de uma tonelada de maconha e 100 frascos de lança-perfume entre quinta (24) e sexta-feira (25), em Querência do Norte (a 201 quilômetros de Maringá).

A maior parte da droga - quase uma tonelada - estava em um Vectra, com placas de Palmas (TO), encontrado abandonado no Porto Felício, nas proximidades da travessia da balsa que liga Mato Grosso do Sul ao Paraná.

Os policiais encontraram o veículo quando realizavam patrulhamento às margens do Rio Paraná, durante a madrugada. Além dos tabletes de maconha, foram encontrados 100 frascos de lança-perfume no interior do veículo. Os donos das mercadorias não foram localizados.

A outra apreensão ocorreu no fim da tarde de quinta-feira (24), por volta das 17h, na PR-218. Os mais de 30 quilos de maconha estavam em duas bolsas no bagageiro de um ônibus que fazia a linha Dourados (MS) a Maringá.

O dono da bagagem foi identificado através das etiquetas numeradas e do controle de embarque cedido pelo motorista do ônibus. O passageiro de 28 anos, morador de Campinas (SP), foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele disse que recebeu a droga em Naviraí (MS) e faria a entrega em Campinas. Pelo serviço receberia R$ 2,5 mil.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Loanda, mesmo destino do passageiro preso. (Redação O Diário)

Menor suspeito de chefiar quadrilhas ameaça PMs de morte em Ribeirão Preto (SP)

Um adolescente de 17 anos apreendido na sexta-feira (25), é suspeito de chefiar quadrilhas envolvidas em explosões de caixas eletrônicos na região de Ribeirão Preto (SP) ameaçou policiais militares de morte.

De acordo com o delegado da Delegacia de Infância e Juventude (Diju), Luis Geraldo Dias, a ameaça ocorreu ainda dentro da viatura. Segundo ele, um grupo de PMs registrou boletim de ocorrência.

Preso por supostamente ter assaltado um caminhão de uma distribuidora de bebidas no Parque Ribeirão, o jovem foi flagrado com uma arma de fabricação israelense de 9 milímetros.

 “Vai morrer um por um”, disse o menor em entrevista à reportagem da EPTV, quando questionado sobre a ameaça aos PMs.

Indagado sobre os crimes alegados pela Polícia Civil, ele negou chefiar quadrilhas e ter participado de explosões em agências bancárias, mas confirmou que já chegou a roubar um carro em uma loja “só para dar uma volta” e que portava a citada arma fabricada em Israel de uso restrito.

Considerado “de alta periculosidade”, ele também é suspeito de ter participado de explosões em agências da Caixa Econômica Federal em Cajuru (SP) e na Vila Tibério, em Ribeirão, ainda na madrugada de sexta, entre outros crimes “gravíssimos”, segundo a Diju. O menor foi encaminhado para a Fundação Casa sob “alerta de segurança máxima”.

Segundo o menor, a arma foi adquirida por ele mesmo. Embora a polícia tenha revelado que ele pagou US$ 4 mil na pistola, o adolescente não confirmou o preço e a origem. “Não explodi nenhum caixa eletrônico não. A única coisa que fiz de errado é que eu tenho essa arma aí. A única coisa que vocês sabem é que tenho essa arma e que fui preso com isso. No resto, não sou assaltante não, sou nada não”, afirmou.



 ‘Alta periculosidade’

O adolescente foi apreendido por policiais militares durante a tarde de sexta suspeito de ter assaltado com um comparsa um caminhão de uma distribuidora de bebidas.

Segundo a PM, ele foi cercado enquanto tentava pular muros de casas do Parque Ribeirão. Durante a abordagem, foi apreendida com ele uma arma fabricada em Israel, que teria custado US$ 4 mil, além de 21 munições. A quantia de R$ 4 mil supostamente roubada não foi recuperada e teria sido levada por outro assaltante, informou a PM.

De acordo com o delegado Luis Geraldo Dias, da Diju, o menor é suspeito de liderar duas quadrilhas envolvidas em explosões de caixas eletrônicos em Ribeirão Preto, em Sertãozinho (SP) e em Cajuru. Segundo Dias, o adolescente aparece em gravações de câmeras de segurança segurando um fuzil e atirando contra policiais durante uma explosão em Cruz das Posses, distrito de Sertãozinho, no começo do ano. No mesmo município, o menor teria participado de um roubo em um condomínio de casas.

Dias alegou que o menor será ouvido pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sertãozinho e sua apreensão será comunicada também à Polícia Federal, devido à suspeita de sua participação em explosões de agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Ele disse também que, diante do histórico criminal do adolescente, solicitou à Justiça o encaminhamento dele à Fundação Casa sob segurança reforçada. (Redação G1)

Detentas fazem pirâmide humana e fogem de delegacia em Londrina

Catorze detentas fugiram do 3º Distrito Policial de Londrina, no norte do Paraná, por volta das 21h30 de sexta-feira (25). Segundo a Polícia Civil, elas fizeram uma pirâmide humana, cortaram a tela do teto no pátio para banho de sol, e fugiram.

Ainda conforme os policiais, o local tem capacidade para 36 presos e estava com 60. Seis das fugitivas já tinham sido condenadas por tráfico de drogas.

A polícia investiga o que motivou a fuga. (Redação G1 PR)

Criança passa quase dois meses com bateria para brinquedo dentro do nariz

Henrique Silva Santos, de 2 anos, passou quase dois meses com uma bateria para brinquedo dentro do nariz, mas, depois de ser atendido seis vezes, nenhum médico viu o objeto.

Segundo a família, o menino foi atendido no Serviço de Atendimento da Unimed no Setor Oeste, em Goiânia. Devido ao período em que ficou no nariz da criança, a bateria começou a vazar, e a cartilagem que divide as cavidades das narinas, o septo nasal, acabou sendo necrosada.

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Unimed em Goiânia, que afirmou em nota que a empresa está atenta ao fato ocorrido com o menino e está tomando as providências cabíveis.

O pai, o corretor Dihosley Silva Santos, 28, afirma que a família não viu e não sabe como o objeto foi parar no nariz de Henrique.  A bateria só foi localizada cerca de 50 dias depois que o menino se queixou de dores.

 “Levei ele em um pula-pula e ele caiu de rosto na cama elástica. Ele chorou um pouco, mas, mesmo assim, continuou pulando. No dia seguinte, ele foi levado para a creche e se queixou de dores no nariz. A professora foi dar uma olhada e viu o objeto metálico, que já estava bem próximo da narina. Acho que o movimento no pula-pula deslocou o objeto”, contou o corretor.

No dia 3 de abril, Henrique foi submetido a uma cirurgia para retirada do objeto, mas o líquido da pilha, que é corrosivo, já tinha danificado a cartilagem. De acordo com o pai, o médico que atendeu o menino informou que a cirurgia para corrigir o problema só poderá ser realizada quando ele completar 16 anos. “Até lá, ele pode ter dificuldade de respiração, ronco sangramento, mau cheiro e rinite alérgica”, diz.

Indignado, o pai relata que procurou atendimento médico seis vezes, desde o dia 15 de fevereiro, quando a criança começou a se queixar de diarreia, dor de cabeça, febre e coriza.

Dihosley afirma que somente na consulta mais recente um médico pediu que a criança passasse por um exame. “Durante todo esse tempo, falavam que era sinusite, que era virose, anemia. E esses diagnósticos foram feitos sem que nenhum médico pedisse um exame sequer”, diz.

A família registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil contra o plano de saúde e os médicos que atenderam a criança. Eles também fizeram o pedido formal para ter acesso ao prontuário de atendimento e devem propor uma ação.

“O que a gente pede é que o médico se coloque no nosso lugar e tente nos ajudar dando assistência. Meu filho vai ter um problema que não vai ser corrigido agora e vamos passar anos com esse problema. O mínimo que eles podem fazer é dar uma reposta”, conclui o pai. (Redação G1 / Foto: Reprodução TV Anhanguera)

PM denuncia jovem de Jandaia do Sul por falsa acusação de extorsão no Facebook contra a corporação

Um morador de Jandaia do Sul (a 41 quilômetros de Maringá) foi denunciado à polícia por calúnia e difamação à autoridade após compartilhar e postar mensagens de conteúdo ofensivo em seu perfil no Facebook. As postagens foram feitas entre os dias 11 e 15 de abril.

De acordo com a Polícia Militar, no último dia 11 o jovem de 18 anos compartilhou uma foto postada no perfil de um amigo com ofensas a corporação. No dia seguinte, em cometário postado na foto compartilhada, o internauta demonstrou desprezo e acusou os policiais militares de utilizarem a farda para intimidar e extorquir dinheiro,

Em nova postagem no último dia 15 o jovem divulgou uma foto questionando o serviço policial e reforçou as acusações de extorsão e "tantas outras infinidades de atos corruptos" em suas próprias palavras.

O internauta foi denunciado pela própria PM à Polícia Civil pelos crimes de calúnia, injúria e difamação. (Redação O Diário)

Três pessoas morrem em deslizamento de terra em Paiçandu, na região de Maringá

Três pessoas morreram após serem soterradas em um deslizamento de terra numa obra de rede de esgoto no Jardim Novo Centro, em Paiçandu, região metropolitana de Maringá, na manhã de sábado (26). Depois de mais de quatro horas de trabalho, dois corpos foram localizados pelas equipes do Corpo de Bombeiros por volta das 14h30. Posteriormente, a terceira pessoa, que também estava desaparecida, também foi encontrada em óbito.

Entre as vítimas está Edmar Arbuini Pereira, de 26 anos, filho do proprietário da empreiteira SR Pereira, empresa de Sarandi contratada pela Sanepar para a execução da obra. Os outros trabalhadores foram identificados pelo Corpo de Bombeiros como José Augusto Soares dos Santos, de 39 anos, e Luiz Carlos Victor Filho, de 31 anos.

O deslizamento ocorreu por volta das 8h30, segundo o Corpo de Bombeiros, quando as vítimas trabalhavam na instalação da tubulação da rede de esgoto. Quatro trabalhadores estavam no local no momento do acidente e só um sobreviveu.

Um dos trabalhadores entrou na vala de aproximadamente 7 metros de profundidade para instalar a tubulação quando parte da terra cedeu, soterrando-o até a cintura.

Ao avistarem o companheiro parcialmente encoberto, os outros trabalhadores desceram para socorrê-lo. Um deles retornou para a superfície em busca de equipamentos para o resgate. Nesse intervalo, houve novo deslizamento de terra que encobriu as três vítimas.

Quatro máquinas – duas pás-carregadeiras, uma escavadeira e uma retroescavadeira – foram usadas para localizar os corpos. Antes mesmo que o primeiro corpo fosse resgatado, o Corpo de Bombeiros já dava como remota a possibilidade de sobrevivência pelo volume de terra.

O trabalho de resgate foi acompanhado por uma multidão. Conforme o tempo ia passando, mais pessoas chegavam ao local  - de carro, bicicleta ou a pé - em busca de informações. Equipes da Polícia Militar foram acionadas para impedir que os curiosos invadissem a área isolada.

Em nota, a Sanepar lamentou o acidente, e informou que haverá auditoria para apurar as causas do soterramento. Confira o texto, na íntegra:

"A Sanepar lamenta o acidente ocorrido neste sábado (26), em Paiçandu, no local onde acontecem obras de melhorias do sistema de esgoto da cidade. A Companhia informa que as vítimas são empregados da empresa Itaucara Construções Civis, empreiteira contratada para executar os trabalhos.

A Sanepar informa ainda que fará auditoria para apurar os fatos que provocaram o acidente. (Redação o Diário, com informações de Carla Guedes e Larissa Ayumi Sato / fotos: Ricardo Lopes e Leitor Celso Bentto)


Acidente na BR-277 mata jovem e revolta moradores na região dos Campos Gerais

Uma jovem de 22 anos morreu na tarde de sábado (26) em um acidente na BR-277 em Palmeira, na região dos Campos Gerais do Paraná. A moto que ela dirigia foi atingida por um carro na entrada da Colônia Quero-Quero. Moradores da região fecharam a rodovia para pedir mais segurança no local e, até a publicação desta reportagem, seguiam no local.

De acordo com a Polícia Federal Rodoviária (PRF), em 2013, foram registrados quatro acidentes no mesmo trecho, que vai do KM 163 até o 165. No período, uma pessoa morreu, quatro ficaram gravemente feridas e outras quatro tiveram ferimentos leves. De 2009 a 2013, foram registrados 21 acidentes com três mortes. (Redação G1 PR / Foto: Isabel Ristow)

Mandados de Busca e Apreensão resultam na prisão de quatro pessoas em Bandeirantes e Sta. Mariana

Na sexta feira (25), policiais militares e civis de Bandeirantes e Santa Mariana cumpriram oito Mandados de Busca e Apreensão que resultaram em quatro pessoas detidas.

Em Bandeirantes (32 Km de Cornélio Procópio), cinco casas foram visitadas pelos policiais e em uma delas foi localizado dentro de um guarda-roupa, a quantia de 11 cartuchos de arma de fogo de calibre 22, sendo um deflagrado e mais dois cartuchos calibre 32, com um deflagrado.

Na moradia ainda foram encontrados uma arma de fogo tipo garrucha sem o cabo e sem marca aparente, em cima do mesmo guarda-roupa e duas  gramas da substância aparentando ser canabis sativa, entregue aos policiais pelo próprio morado, que recebeu voz de prisão, o qual foi encaminhado à delegacia para os devidos procedimentos.

Em uma residência em Santa Mariana (12 Km de Cornélio Procópio), foram encontradas uma balança de precisão e certa quantidade em dinheiro de origem duvidosa.

Na casa de uma mulher no mesmo município, os investigadores da Polícia Civil, Rodrigo Zambardino Gallotti, Carla Gomes De Mello, Ronie Cesar Garcia, Antônio Carlos Da Silva e os Soldados da PM, Sgt. Assunção e SD. Francisco encontraram vários recibos em nomes de terceiros e cópias de documentos de uma determinada empresa.

Ainda em Santa Mariana, ao se aproximarem da porta de uma terceira residência para cumprirem a ordem da Justiça, os policiais se depararam com o morador fumando um cigarro cujo apresentava cheiro e características de maconha.

Diante do constatado, o mesmo foi indagado se possuía algo mais de ilícito em sua residência, o qual veio a declarar que sim, vindo então a apresentar a equipe, mais duas porções da droga, pesando aproximadamente 11 gramas

Em ambos os casos os moradores dos imóveis, juntamente com os objetos encontrados foram encaminhado à delegacia da cidade para as devidas providências.

Furto em residência no Jardim Panorama mobiliza equipes policiais em Cornélio Procópio

No final da manhã de sábado (26), três meliantes invadiram uma residência no Jardim Panorama, em Cornélio Procópio para praticarem um furto, mas foram flagrados pela moradora que acabara de chega na casa, que rapidamente acionou a Polícia Militar


De acordo com o CB Carlos da PM, a morador relatou que viu os meliantes colocando sua TV de LCD, de 42 polegadas em veículo VW/Gol, na cor branca, o qual eles empreenderam fuga. A placa do carro foi anotada e repassada aos policiais.

A senhora ainda sentiu a falta de uma máquina fotográfica e uma centrífuga, além de outros objetos de valor

A PM mobilizou várias equipes de serviço e durante diligências, um veículo com as mesmas características foi abordado na Rua Paula Gomes. Dentro do carro, os policiais encontraram a TV. O dono do veículo alegou que acabara de comprar a TV no Conjunto João Rocha de três menores, moradores do bairro, pela quantia de R$300,00.

O condutor do carro, identificado como Robson, 23, teria dito aos policiais que deu carona para os menores até uma casa próxima ao “Alto do Cristo”.

Os policiais foram até o local mencionado pelo motorista, onde o morador estava com o equipamento de som excessivamente alto, sendo impossível uma comunicação direta com ele. Após conseguirem fazer contato com o indivíduo, os PMs fizeram uma varredura na casa, com a sua autorização, mas não encontraram os menores, apenas um cigarro de maconha, dois notebooks e duas caixas de som.

Graças ao “Tolerância Zero”, que valoriza a Lei de Perturbação do Sossego e pune severamente quem exagera no volume do som em Cornélio Procópio, como também por não apresentar notas do material, dono da casa teve o equipamento apreendido, salientou o CB Carlos.

Dando seguimento nas buscas, as equipes policiais se deslocaram até a casa dos menores que teriam vendido os equipamentos para o motorista do Gol, mas eles não foram encontrados.

Uma varredura foi feita nos matagais que abrangem as regiões do Jardim Panorama e Conjunto João Rocha. Policiais vasculharam pastos, fazendas e todos os terrenos baldios que cercam os bairros, em uma operação que durou parte da tarde de sábado, visto que denúncias davam conta que indivíduos foram vistos carregando eletrodomésticos rondando por aquelas áreas, porém ninguém foi encontrado, persistindo as buscas atrás dos meliantes que a PM já sabe quem são, revelou o CB Carlos.

Robson, o motorista do carro abordado com os equipamentos foi encaminhado a 11º SDP para a principio, ser enquadrado por receptação, mas denúncias deram conta que ele estaria envolvido o crime, podendo também ser indicado por furto.

Motociclista fica ferido em colisão no mesmo local que professor sofreu fraturas em outro acidente

Por volta das 14h30 de sábado (26), um motociclista de nome Maycon, de 18 anos idade, ficou ferido após se envolver em um acidente, do tipo colisão, com um automóvel na esquina da Avenida Do m Pedro I com a Rua Diamante, nos arredores do Jardim Pérola.

Socorrista do SIATE foram acionados e segundo o socorrista Helton, ao chegarem ao local, à equipe encontrou o motociclista caído ao chão, consciente e orientado, apresentando um corte em seu pé direito.

Segundo relato da vítima aos socorristas, ele trafegava pela Avenida Dom Pedro I atrás de um veículo Fiat/Pálio, em sentido ao centro da cidade, quando de repente automóvel fez uma conversão à esquerda, não dando tempo de frear a sua moto a tempo, vindo a colidir com o carro.

A motorista do Pálio não foi encontrada na área do acidente e de acordo com informações do próprio motociclista, ela seria sua vizinha e os dois teriam entrado em um acordo antes da chegada dos socorristas e da Policia Militar que também foi ao local.

Após receber os primeiros socorros e passar por uma breve avaliação, o motociclista foi imobilizado e conduzido ao PS da Santa Casa para maiores cuidados.

Cabe frisar que coincidentemente, na manhã de quinta feira (24), o professor Agnaldo Nunes, de 42 anos sofreu duas fraturas e um corte no rosto após um acidente semelhante na mesma esquina e para tanto, o comando do Corpo de Bombeiros ressalta sobre a cautela que deve ter trânsito, onde motoristas e pilotos de moto devem redobrar a para evitar acidentes.

Homem é executado a tiros em bar de Cambará

Um rapaz conhecido por “Caldeirão do Gás” foi atingido na noite deste sábado (26), por disparos de arma de fogo no bairro Gonzaga, na antiga Rua C em Cambará (70 Km de Cornélio Procópio).

Informações colhidas no local indicaram que um veículo se aproximou do bar onde a vítima estava e alguém deu vários tiros no jovem que estava próximo ao balcão.

Os disparos  atingiram a cabeça da vítima.

O corpo ficou estendido no chão do bar até a chegada da PM e em seguida encaminhado para o Instituto Médico Legal de Jacarezinho.

A Guarda Municipal e a Polícia Civil também compareceram no local.

O assassino ainda não foi identificado. (Texto e fotos: Dedé Fantinelli, Alex Mattos e Jomar Medeiro, via NP Diário).

Motorista colide carro contra poste na Rua Bento Ferraz de Campos

No início da madrugada de domingo (27), socorristas do SIATE de Cornélio Procópio foram acionados para socorrerem um motorista que colidiu O seu carro contra um poste da Rua Bento Ferraz de Campos.

De acordo com o CB Régis, ao chegarem ao local, à equipe do SIATE encontrou o motorista, de nome Eli, 34, já fora do carro, consciente, porém um tanto confuso, não se lembrando do ocorrido. Ele estava sendo amparado por populares e apresentava dores em várias partes do corpo.

Em meio a palavras desconexas, o motorista teria confessado que ingeriu bebida alcoólica, revelou o socorrista.

Para o CB Régis, a desorientação e amnésia lacunar do motorista também poderia indicar um possível trauma craniano.

Diante do fato, ele foi imobilizado e conduzido ao PS da Santa Casa, ficando sob a responsabilidade de um policial militar que estava presente no local, tomar as devidas providências referentes ao acidente.

Apreendidos dois menores acusados de terem participado do furto em residência do Jardim Panorama

De acordo com o CB Roberto da Polícia Militar de Cornélio Procópio, na manhã de domingo (27), ainda em diligências na busca dos meliantes que teriam furtado uma residência no Jardim Panorama no sábado (26), a PM recebeu informações precisas, as quais indicavam o local exato onde os indivíduos estavam escondidos, o que possibilitou a apreensão de dois adolescentes em um matagal próximo ao Conjunto Habitacional João Rocha.

Segundo a PM, dois menores de 16 e 17 foram vistos saindo de um sítio, onde teriam escondido parte dos objetos furtados e ao se dirigirem para o local, uma equipe policial acabou por surpreendê-los saindo de um matagal.

Ao receberem voz de abordagem, um dos meliantes colocou a mão na cintura, fazendo menção de estar armando e em uma reação imediata, um dos policiais efetuou disparos de alerta, fazendo com que os meliantes se atirassem ao chão.

Sem chance de fugirem, os mesmos tentaram agredir os policiais durante revista, sendo necessário o uso de força moderada para contê-los.

Foi encontrada uma câmera fotográfica com um dos menores, revelou o CB Roberto, que afirmou que a ação do meliante em colocar a mão na cintura, dando a impressão que iria pegar a arma de fogo, não passava de uma tentativa impensada de tentar se livrar do equipamento.

No momento da apreensão dos menores, em vão, familiares iniciaram um pequeno tumulto para impedir o trabalho dos policiais, mas a situação foi controlada com a presença de mais equipes da PM.

Aos vasculharem o matagal, os policiais encontraram parte dos objetos furtados, que foram aprendidos e juntamente com os adolescentes foram levados até a 11º SDP para os devidos procedimentos.

Novamente o comando da Polícia Militar agradece o apoio da comunidade procopense, que está integrada com a PM e vem trazendo ótimos resultados no combate a criminalidade. Através das denuncias, os policiais não perdem tempo e prendem os meliantes com mais rapidez, garantido a segurança da população em um trabalho em parceria.


Acidente na PR 160, na região de Leópolis tira a vida de morador do Conjunto Florêncio Rebolho

Adan Fernandes Pires, de 26 anos, morador do Conjunto Florêncio Rebolho perdeu a vida após chocar o seu veículo VW/Passat em um o Chevrolet/Celta na PR 160, entre Cornélio Procópio e Leópolis, por volta das 15h30 de domingo (27), deixando mais três pessoas feridas.

Homens da Polícia Militar de Cornélio Procópio foram avisados do acidente via telefone 190 e acionaram imediatamente equipes do SIATE e o SAMU que rapidamente se dirigiram para o local.

De acordo como Subtenente Lázaro do SIATE, ao chegarem ao local, às equipes de socorro já encontraram vítimas na área do acidente, uma delas já sem vida. Um rapaz identificado como Murilo, que estava ao lado do motorista do Passat que veio a óbito, foi arremessado do carro, sofrendo contusões e escoriações.

O motorista do Celta reclamava de fortes dores no tórax, indicando que houve algum tipo de trauma que o socorrista não soube precisar. Um segundo ocupante do Celta deambulava pelo local e também reclamava de dores.

Os feridos foram imobilizados e levados ao PS da Santa Casa de Cornélio Procópio pelas ambulâncias do SAMU enquanto o pessoal do SIATE se dedicava em retira o corpo de Adan de entro do carro que ficou retorcido.

Segundo informações, o Passat seguia para Leópolis quando perdeu o controle em uma curva, vindo a colidir frontalmente com o Celta que passava pelo local, porém o fato não ficou confirmando, restando a Policia Rodoviária Estadual verificar todos os dados para indicar um possível culpado.

Adan Fernandes era conhecido em Cornélio Procópio e trabalhava como açougueiro no Supermercado Center da Rua Bento Ferraz de Campos.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Policial civil algema e mata namorada em Curitiba

O policial civil Napoleão Seki Júnior, de 36 anos, lotado no Núcleo Jurídico da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, matou a namorada, Paola Natália Cardoso, de 23, no início da tarde de quinta-feira (24), na rua Sete de Abril com a Reinaldino S. de Quadro , no bairro Alto da XV, em Curitiba. Após o crime, o assassino atirou contra o próprio maxilar e a bala ficou alojada na cabeça dele. Napoleão sobreviveu ao ferimento e foi encaminhado em estado grave ao Hospital Cajuru.

Uma testemunha viu tudo e contou detalhes do crime. “Ela estava em um Celta e foi tirada para fora do carro, onde o policial a algemou. Ele deu vários chutes contra a moça e disparou quatro vezes. Em seguida, o policial atirou contra o pescoço. Muitas pessoas viram, mas ficaram com medo de se meter porque ele estava armado”, contou uma mulher moradora na região. “Os dois gritavam e discutiam muito”, completou.

Várias viaturas da Polícia Civil e Militar estiveram no local e isolaram a quadra. “Quando chegamos constatamos a briga do casal e a moça morta. O rapaz estava conseguindo andar e foi socorrido. Efetuou quatro disparos contra ela e um contra ele mesmo. O rapaz não tinha noção de onde estava e não conseguia conversar. O caso agora está a cargo da Delegacia da Mulher”, afirmou o soldado Barreto, da PM, que estava na primeira viatura que chegou ao local.

Paola namorava Napoleão há um ano, em um relacionamento conturbado. Ela deixa um filho de um ano e três meses, fruto de outro relacionamento. Ela era estudante da Universidade Federal do Paraná. Em seu Facebook, a maioria das fotos são junto ao filho. (Redação Banda B / Fotos de João Carlos Frigério, do G1 e Juliano Cunha do Banda B)

Depois de 23 anos, Supremo absolve Fernando Collor de peculato, corrupção e falsidade ideológica

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu na quinta-feira (24) o ex-presidente da República e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) das acusações de peculato, corrupção passiva e falsidade ideológica.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Collor teria recebido propina de empresários do setor de publicidade em troca de benefícios em contratos. Conforme a acusação, o dinheiro era usado para pagar contas pessoais do ex-presidente, como a pensão de um filho fora do casamento.

As acusações de falsidade ideológica e de corrupção já estavam prescritas e, de qualquer forma, não poderia mais haver punição em razão do tempo decorrido dos fatos.

Dos oito ministros que votaram, três consideraram que os crimes que prescreveram nem deveriam ser julgados (Teori Zavascki, Rosa Weber e Joaquim Barbosa). Os outros cinco votaram pela absolvição (Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luís Robero Barroso, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski).

Os ministros Marco Aurélio Mello, que é primo de Collor, Gilmar Mendes e Celso de Mello não participaram do julgamento.

A denúncia foi recebida pela Justiça comum, e o caso chegou ao Supremo em 2007, quando Collor assumiu o mandato de senador. O processo estava sob a relatoria do ministro Menezes Direito, que morreu em 2009.

Punir alguém em 2014 por fatos ocorridos em 1991, na minha visão, seria quase como punir outra pessoa, passado tanto tempo"

Em 2009, a relatora passou a ser a ministra Cármen Lúcia. O processo ficou quatro anos no gabinete de Cármen Lúcia e, em novembro de 2013, ela enviou para Dias Toffoli, que é revisor da ação penal. O processo foi liberado no fim do ano passado para julgamento.

A vice-procuradora da República Ela Wiecko pediu que Collor fosse condenado pelos desvios por conta da "teoria do domínio do fato". Para ela, não havia possibilidade de o acusado não ter conhecimento das irregularidades.

A relatora da ação, ministra Cármen Lúcia, destacou que não ficou provado que o ex-presidente tinha conhecimento de desvios. "Só tem o domínio do fato quem tem conhecimento do fato. O MP tem que ter prova disso para que não se tenha leitura equivocada. Não se cuida de uma denúncia que pode ser tratada como primor de peça."



Demora

O presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, disse que, embora a mãe da criança tenha confirmado que recebeu dinheiro de envolvidos, não há prova de "relação direta" do ex-presidente.

"A mãe confirmou que recebeu recursos por intermédio desses fatos. Há pelo menos mais do que indícios. O que falta? É a relação direta dele, do ex-presidente, com aquela prova que o ligaria diretamente. Há uma ligação indireta. [...] O que realmente falta é a prova definitiva da ordem, da determinação dele."

O ministro Luís Roberto Barroso criticou a demora para o julgamento.

"Uma das áreas que eu acho que nós ainda não estamos conseguindo funcionar bem é a do sistema punitivo. No Brasil, entre truculência e impunidade, o grande traço constante tem sido a demora, a absoluta morosidade em que os processos tramitam. Punir alguém em 2014 por fatos ocorridos em 1991, na minha visão, seria quase como punir outra pessoa, passado tanto tempo."

Ao final do julgamento, Joaquim Barbosa foi perguntado sobre a demora do julgamento e respondeu: "Eu acho que isso é um retrato de como funciona a Justiça criminal brasileira." (Redação G1)

Funcionários de farmácia “prevêem futuro” e prendem assaltante antes do crime acontecer

Um homem de 33 anos, identificado como Flávio Júlio de Oliveira Gross, foi preso na madrugada de quinta-feira (24) antes mesmo de assaltar uma farmácia 24 horas na Praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba. Ele foi detido pelos próprios funcionários do local, que o reconheceram de ‘outros carnavais’ e, prevendo o futuro, deram uns ‘sopapos’ na orelha do suspeito até a chegada da Guarda Municipal (GM).

“Ele assaltou essa farmácia há uma semana e hoje voltou lá, mas foi detido antes mesmo do crime acontecer. É um rapaz que fez outros assaltos na região e já foi preso por nós anteriormente. Tomara que agora fique mais tempo guardado”, afirmou o supervisor Aparecido, da GM.

O suspeito foi encaminhado pela GM ao 1° Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante. Com ele, a guarda apreendeu uma chave de fenda, que era usada como ‘arma’ para intimidar as vítimas. (Redação Banda B)

Químicos brasileiros são presos em laboratório de drogas no Paraguai

Dois químicos brasileiros foram presos em um laboratório de ecstasy e cocaína no Paraguai, na quinta-feira (24). A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai desativou o laboratório que ficava em Cidade del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu. Segundo a polícia paraguaia, 31 kg de cocaína e 3.287 pastilhas de ecstasy foram apreendidos no local, onde funcionava uma loja de fachada de sofás e colchões.

No laboratório havia centrífugas, misturadores, equipamentos de aquecimento e balanças de precisão. Ainda conforme a polícia, o local tinha capacidade para processar até mil pastilhas de ecstasy por hora.

Além dos químicos brasileiros, dois paraguaios também foram presos. De acordo com a Senad, o grupo pretendia enviar drogas para o Brasil, Estados Unidos e Europa. (Redação G1 PR)

Dois são mortos dentro de casa e pit bull não deixa polícia se aproximar dos corpos

Dois homens foram mortos dentro de uma residência na noite de quarta-feira (23) no bairro Santa Terezinha, em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. Eles não foram identificados, mas ambos tinham passagem pela polícia, de acordo com familiares. O cão pit bull das vítimas não deixou a Polícia Militar se aproximar dos corpos e o canil teve de ser acionado para auxiliar os trabalhos.

O crime aconteceu na Rua Santa Lúcia por volta das 23h30. Moradores ouviram disparos de arma de fogo e, logo em seguida, um carro – Fiat Uno – sair em alta velocidade. Não há informações se aquela casa é de uma das vítimas. Assim que a polícia chegou no local um cachorro pit bull não deixava ninguém se aproximar dos corpos das vítimas. Há hipótese de os tiros terem sido feitos pela janela.

A tenente Jéssica do 17º Batalhão Polícia Militar (BPM) afirmou que uma terceira pessoa, que estava dentro da casa, trocou tiros com os assassinos. “Essa terceira pessoa estava armada e trocou tiros com os assassinados. Não sabemos se ele foi atingido, mas ele consegui fugir. Nada foi levado da casa. Estamos esperando o pessoal do canil, do Bope, chegar por causa do pit bull que está ao lado das vítimas”, finalizou.

A motivação, de acordo com a PM, pode ser a relação com o tráfico de drogas. Os corpos foram encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. (Redação Banda B / Foto: DB)

Carreta com nafta tomba e explode na BR-116

Um caminhão carregado de nafta, um derivado do petróleo, tombou e explodiu na BR-116, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, por volta das 17h45 de quinta-feira (24), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acidente aconteceu no km 57 da rodovia, no sentido São Paulo. Foi preciso fazer um isolamento de 800 metros no local, nos dois sentidos da estrada. O fogo só foi controlado por volta das 21h45.

Conforme a PRF, o trânsito no sentido Curitiba foi liberado por volta das 21h45. Já no lado de quem segue para São Paulo, apenas uma pista foi liberada, cerca de uma hora depois. A PRF não soube informar o tamanho do congestionamento no local.

Ainda de acordo com os policiais, o motorista morreu com o acidente. A PRF disse que motoristas que carregam esse tipo de carga são proibidos de dar carona, por isso ainda não se sabe se houve mais vítimas. (Redação G1 PR)

Fogo em casa de madeira forma imagem de um rosto, em Ponta Grossa

Eu não acredito em espíritos, mas, depois da foto, não desacredito também", afirma o marceneiro Hilton Ferreira de Andrade, de 44 anos. A declaração dada foi após o homem identificar em uma foto, tirada por ele mesmo, a imagem de um rosto entre as chamas de um incêndio em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná.

O incêndio ocorreu por volta das 12h30, no bairro de Uvaranas, no Sábado de Aleluia (19). A casa de madeira, onde uma família de seis pessoas morava, ficou totalmente destruída. Segundo os vizinhos, as chamas queimaram a residência inteira em menos de meia hora. Um jovem de 21 anos sofreu queimaduras na cabeça. Horas depois, os amigos do rapaz criaram uma página no Facebook para arrecadar doações para a família.

Hilton conta que, no mesmo horário, passou pelo local enquanto levava a esposa para o trabalho. “Hoje em dia, fotografamos tudo. Então, parei o carro e tirei algumas fotos. Na hora, não vi nada”, conta.

À noite, ao pegar o celular para mostrar as fotografias aos amigos, em um churrasco, ele notou a imagem. “Mostrei para um amigo e o cabelo dele, que é curtinho, ficou todo arrepiado”, relata. (Redação G1 PR / Foto: Hilton Ferreira de Andrade)

Turistas vandalizam pedra no litoral de SP e são “pichados” por população

Dois turistas tiveram o corpo "pichado" por banhistas em Guarujá, no litoral de São Paulo, após vandalizarem uma grande pedra na comunidade Prainha Branca. O casal pintou na rocha a sigla "ABC", em referência ao local de onde a dupla seria, segundo relatos de testemunhas do incidente. Nenhum boletim de ocorrência foi registrado, nem por parte dos banhistas nem pelos suspeitos, informou a Polícia Civil.

O caso ocorreu no domingo (20) de Páscoa. Os suspeitos chegaram ao local e começaram a usar tinta branca para pintar a rocha. "Quando você chega à Prainha Branca, do lado direito existe uma enorme pedra localizada em uma ilha, no meio do mar, à qual você tem acesso apenas por trilha e quando a maré está baixa. Essas duas pessoas subiram nessa rocha e pintaram as letras ABC", afirma a analista de marketing Verônica Martins, uma das testemunhas da cena.

Outra testemunha, a estudante Cassia Lins conta que alguns garotos que brincavam em um campo de futebol viram uma mancha branca na pedra e, ao olhar novamente para o local após alguns minutos, notaram que a pedra havia sido vandalizada. "Eles estavam de um ponto onde dá para ver perfeitamente a ilha em que fica a pedra. Eles correram até lá e pegaram o casal", diz.

Após terem presenciado a atitude dos turistas, os banhistas, revoltados, abordaram os dois e, com uma tinta preta, "picharam" o corpo deles. "Expulsaram os dois da ilha no meio do feriado. Não foi um ato de violência, mas infelizmente não poderíamos deixar passar batido. Foi uma vergonha para eles, porém, seria pior ainda para os amantes da praia terem que olhar para aquela paisagem maravilhosa e não poder tirar uma foto, porque está pichada", destaca Verônica.

Em casos como esse, a polícia orienta os moradores a não tomar nenhuma atitude e a comunicar as autoridades para que sejam tomadas as providências necessárias. (Redação G1 / Foto: Cassia Lins/Arquivo pessoal)

Incêndios sobrenaturais desalojam família na zona norte de Londrina

Uma família moradora na zona norte de Londrina está, há aproximadamente um mês, sofrendo com manifestações que consideram sobrenaturais em uma série de pequenos incêndios sem explicações dentro de casa. Móveis, colchão, roupas, televisão têm sido alvos constantes de fogo inexplicável, que a família diz começar do nada e segundo testemunhas, é difícil de apagar. A última manifestação ocorreu no final da tarde do domingo de Páscoa (20), quando boa parte dos objetos queimaram no interior do pequeno barraco de mais de 20m² em uma área de ocupação nos fundos dos Cilos 3.

De acordo com o desempregado Diego Henrique de Oliveira Melo, 27 anos, a mulher Cassiana Queli Gonçalves dos Santos de Almeida, 33 e as filhas dela de 8 e 6 anos, estão assustadas e não querem mais morar no imóvel. "Há um mês estamos sofrendo com incêndios misteriosos em casa. Do nada, pega fogo em roupas, objetos, móveis, várias vezes no dia. Isso é coisa de espíritos. Minha mulher não quer mais voltar para casa. E desde domingo (20) estamos dormindo na casa dos outros", afirmou.

Coincidentemente, as manifestações começaram quando descobriram que a balconista Cassiana estava com câncer e ela iniciou o tratamento da doença. "E o fogo tem acontecido nos objetos dela e das meninas. Há casos da gente estar apagando um foco e outro, do outro lado da casa, estar acontecendo no mesmo instante. Estamos morando há pouco mais de um ano aqui e há um mês este fogo tem sido um tormento para nós", comentou Melo.

Ele, que se declara espírita e com poderes mediúnicos, garante ter visto em várias das manifestações o espectro de um espírito tentando fazer contato com a Cassiana. "Porém, ela que também é médium e só não manifestou isso ainda, não acredita e está ficando mais assustada", ressaltou, citando que o espírito, por não conseguir fazer o contato com a sua mulher, acaba "se irritando e provocando estes incêndios".

Tanto que desde que começaram a haver as manifestações, já estiveram no pequeno imóvel um padre, pastores, espíritas e umbandistas, procurando apresentar uma explicação para este fenômeno. Até mesmo um parapsicólogo já foi consultado.

"Só que cada um dá uma explicação totalmente diferente da outra. Um diz que é coisa do demônio, outro que é espírito se manifestando, e até que é coisa da cabeça da Cassiana que estaria provocando este fogo. O que queremos é uma explicação e ter paz na nossa vida", comentou, citando que desde domingo as meninas foram morar com o ex-marido de sua mulher.

O que tem chamado a atenção é que estes incêndios só se manifestam na presença de Cassiana e na casa deles. "Na casa dos outros não tem se manifestado. E por conta disso, a Cassiana não quer mais nem as roupas e objetos que deixamos na nossa casa", enfatizou.



Histórico familiar

Estes casos dos incêndios inexplicáveis não são os únicos na família de Diego Melo. Em 2012 as manifestações começaram na casa de sua mãe, Vera Lúcia Janssante de Oliveira Melo, 62 anos, ainda em Londrina. Por conta dos incêndios, a família acabou se mudando para a região metropolitana de Curitiba, onde passaram por três municípios e uma série de pequenos incêndios foram registrados, inclusive destruindo uma das casas onde moraram.

Em abril de 2013, a casa da mãe de Vilma, na Vila Recreio, região central de Londrina, foi totalmente destruída por um fogo misterioso. "E coincidiu com a morte de um familiar nosso naqueles dias. Agora, um ano depois, estas manifestações recomeçam, justamente com a minha nora", afirmou Vera Lúcia, que está acolhendo o filho e Cassiana temporariamente.

"Eles estão dormindo cada dia na casa de um, sem ter um local para ficar. Chegaram a dizer que preferem viver como andarilhos, sem ter o que queimar do que ficar nesta vida. Mas a gente não vai deixar que isso aconteça. E vamos todos sair desta", salientou.

Como o casal perdeu praticamente tudo, eles pedem que quem puder ajudar com doação de objetos, roupas ou material de construção, entrem em contato pelo telefone (43) 8438-7795 e falem com Diego. (Redação o Diário / Fotos: Alexandre Sanches)

Pai ataca filho com facão para se defender de agressão e evitar que móveis e carro fossem vendidos

Um morador da Avenida Minas Gerais, na área central de Cornélio Procópio foi obrigado a deferir dois golpes de facão na cabeça do próprio filho. Segundo o idoso ele se defendia do rapaz que tentava o agredir.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar por volta das 23h. Socorristas do SAMU também estiveram no local prestando atendimento ao rapaz que não corre risco de morte.

De acordo com o relato pai da “vítima” feito aos policiais, o filho que é usuário de drogas, vem se desfazendo dos móveis da casa para pagar dívidas com traficantes. O rapaz teria até entregado a chave reserva do seu carro, um Fiat/ 147 para pessoas estranhas que vem frequentando a sua residência, afirmou o idoso.

Diante do fato, pai e o filho, depois de ser medicado, seguiram encaminhados para o devido procedimento legal.

PM tira de circulação mais dois acusados de tráfico em Cornélio Procópio

De acordo com o Sgt. Carlos da Polícia Militar de Cornélio Procópio, por volta do meio dia de quinta feira (24), a PM recebeu a informação que um cidadão de nome Arthur estaria indo a um matagal próximo ao futuro Clube do Povo do Conjunto Habitacional Florêncio Rebolho, onde pegaria porções de maconhas escondidas e levaria para a casa de um rapaz de nome André, morador de uma residência localizada na Rua Rodolfo Brambila, onde funciona uma “boca de fumo”, segundo o policial.

Imediatamente equipes da PM se dirigiram ao local e ao ver as viaturas, o suspeito se evadiu, correndo em direção à casa de André, onde conseguiu entrar. Na porta da residência, os policiais puderam ver Arthur jogando a droga em baixo da pia da cozinha, relatou o Sgt. Carlos.

Com a permissão do morador que afirmou que não conhecer o suspeito e que ele havia invadido a sua moradia, a equipe policial iniciou buscas pela residência e acabaram encontrado sete pedaços de maconha em baixo da pia, a qual Arthur negou ser de sua propriedade.

Na casa ainda foram encontrados escondidos em um armário da cozinha, três porções razoáveis de uma substância aparentando ser cocaína dentro de uma lata, uma balança de precisão, um pequeno cofre de metal contendo um cheque de R$80,00 e mais R$240,00 em dinheiro, além de um plástico usado para embalar drogas.

A todo o momento os dois indivíduos, ambos com passagens pela polícia afirmavam serem usuários e diziam que não sabiam nada sobre as drogas encontras, como também não se conhecerem, mas até os familiares faziam comentários sobre a atividade ilícita dos rapazes. Até a mãe de André foi obrigada a ir morar em um quarto no fundo da moradia, para não estar envolvida com o tráfico realizado na casa, revelou o policial militar.

Tanto Arthur e André receberam voz de prisão e juntamente com as drogas e o material encontrado, foram encaminhados para a 11º SDP para os devidos procedimentos legais.

Médico procopense é prejudicado com falso boato de prisão em Cornélio Procópio

A falsa notícia que um profissional de medicina teria sido preso por agentes da Polícia Federal em Cornélio Procópio no final da tarde de quarta feira (23), ganhou a atenção dos procopenses.

O boato logo se espalhou, onde se dizia que as Polícias Civil e Militar teriam confirmado o fato, o que não foi realidade. De acordo com informações, ambas as instituições negaram a afirmação, relatando que se houve alguma prisão realizada pela Polícia Federal na cidade, ninguém foi comunicado.

Por se tratar de um profissional da saúde, não se sabe como, a notícia foi relacionada ao médico ortopedista André Fonseca, que trabalha da Santa Casa de Cornélio Procópio e também possui uma clínica no município, onde atende seus pacientes.

O próprio ortopedista foi procurado pela direção da Santa Casa, através do advogado da instituição, que ligou para sua casa o questionando sobre o que teria ocorrido, dado que segundo informações, ele foi visto sendo detido por dois carros de cor preta, sendo conduzido por policiais fortemente armados para o oque seria, a sede a Polícia Federal.

Surpreendidos com a notícia, familiares e amigos também ligaram para a casa do médico preocupados. A esposa de André ainda estava no trabalho quando foi avisada sobre o ocorrido e ficou desesperada.

Coincidentemente, na quarta feira, policiais civis e militares faziam diligências pelo município e região na busca de um grupo de criminosos que haviam assaltado uma casa e sequestrado seus moradores.

André acionou a equipe de reportagem do site Anuncifácil para esclarecer que ocorreu um grave equívoco envolvendo o seu nome. Segundo o médico, em momento algum ele foi procurado por agentes federais e presume que ele acabou sendo confundido com outra pessoa, em relação à ocorrência do sequestro, o que deixou a sua família assustada e decepcionada com a situação, sem falar o constrangimento inicial que passou perante a direção da instituição a qual ele trabalha.

O médico classificou o incidente como um mal entendido, um “telefone sem fio” criado por alguém que deve ter visto algum carro policial na Santa Casa e não soube interpretar o fato, pois que rotineiramente viaturas policiais costumam comparecer ao pronto socorro para algum tipo de ocorrência.

Agradecendo a Deus, aos familiares e aos amigos que se preocuparam, dando total apoio, André falou que apesar de tudo ele está bem e continua trabalhando conforme o faz todos os dias, sem preocupação.



“É dever da imprensa, antes de tudo, ter a noção exata de sua responsabilidade, exigindo daqueles que enxergam e se sensibilizam com esta assertiva, a não manipulação de um universo único. O dever da imprensa é por fim a questão igualitária da voz e da vez e do exercício de humildade que todo ser humano provido de massa cinzenta em quantia razoável professa e deve fazê-lo, dever de não impor qualquer que seja a mensagem de forma errônea e sensacionalista, sem ouvir quem a envolve para não receber imposições de volta.” (Silvia Maria Matos de Sá)

Motociclista sofre fratura em fêmur em acidente na Avenida Dom Pedro I

Por volta das 10h da manhã de quinta feira (24), em Cornélio Procópio, um acidente envolvendo uma motoneta Honda Bis e um automóvel Ford/Fiesta foi registrado no início da Avenida D. Pedro I, próximo à linha férrea na divisa entre os Bairros Victor Dantas, Bela Vista e Pérola.

De acordo com informações, o motorista do carro seguia em direção ao centro da cidade quando de repente fez a conversão para entrar em um dos bairros, o motociclista que vinha sentido rodoviária não conseguiu frear a tempo e acabou colidindo na porta lateral traseira direita do automóvel, ficando gravemente ferido e destruindo parcialmente a sua moto.

O socorro especializado foi acionado e equipes do SIATE e SAMU se dirigiram rapidamente para o local.

De acordo com relatos dos socorristas Willian do SIATE e a técnica em enfermagem Elizabeth do SAMU, o motociclista foi encontrado caído na via, sendo amparado por populares. Ele estava consciente e orientado, mas apresentava fratura em fêmur e punho, além de escoriações pelo corpo e um corte contuso no rosto, próximo ao queixo que também atingiu a boca.

O motociclista foi atendido pelas duas equipes de socorro que realizaram os primeiros socorros e fizeram uma breve avalição em conjunto no paciente, logo após ele foi imobilizado e conduzido ao PS da Santa pela ambulância do SAMU.

William salientou sobre a cautela que deve ter trânsito, orientando que às vezes o motorista é enganado por pontos cegos ao olhar no retrovisor do carro e acaba causado acidentes como este. Para evitar este tipo de situação, o melhor e redobrar a atenção ao trafegar pelas ruas da cidade, relatou o socorrista.



quinta-feira, 24 de abril de 2014

Professores da rede estadual de ensino entram em greve na quarta feira (23)

Começa na quarta-feira (23), a greve de professores e funcionários da rede estadual de ensino. A greve atingirá as 2.149 escolas da rede pública de ensino do Paraná. Ao todo trabalham na rede estadual 72.000 professores e 23.000 funcionários.

Em todo Estado já foram formados os comandos regionais de greve, organizados pelos 29 Núcleos Sindicais da APP. Segundo o diretor de Comunicação da APP-Sindicato, professor Luiz Carlos Paixão da Rocha as expectativas para início da greve são muitos boas: “Devemos começar a greve amanhã com adesão de mais de 70% da categoria. É uma greve que já inicia com muita força. Queremos com isso que o governo apresente uma proposta concreta de atendimento das nossas reivindicações”.

No mesmo dia que inicia a greve a categoria organiza um grande acampamento em frente ao Palácio Iguaçu que será mais uma forma de pressionar o governador a atender as principais reivindicações da greve. Haverá uma programação política e cultural durante os dias de acampamento aberta a toda comunidade, como o lançamento do vídeo com depoimentos de professores, sobre suas experiências com o adoecimento e sofrimento mental no trabalho, no dia 23 às 20h e também o Seminário Estadual de Funcionários, no dia 25.

Entre os itens da pauta, estão. 33% de hora-atividade, o piso nacional, pagamento de avanços em atraso.

O governo deve mais de R$ 100 milhões aos professores e funcionários em promoções e progressões, em atraso há um ano e meio. Neste valor estão incluídos os atrasados do PDE, concurso público.

A APP reivindica a realização de novos concursos públicos para professores e funcionários. O objetivo é que seja suprida a necessidade real da rede e que sejam realizados por universidades públicas. (Redação Bem Paraná)

Homem é detido após manter tia e sobrinhos como reféns em Cambará

Um homem de 45 anos acabou detido na quarta-feira (23), após manter familiares como reféns durante a manhã em uma residência no município de Cambará (70 Km de Cornélio Procópio).

A Polícia Militar (PM) foi acionada por volta das 8h30 e logo chamou reforços para a operação. Tendo em vista a gravidade do caso, o local da ocorrência foi isolado para evitar a aglomeração de curiosos. Sebastião Carlos estava armado com faca e ameaçava agredir a tia e dois sobrinhos.

Após conversas, a equipe policial conseguiu identificar que a motivação do homem era referente a um desentendimento que supostamente teria ocorrido com a namorada dele, que não está no Paraná, mas sim na cidade do casal, em Itu (SP).

A PM conseguiu dialogar com ele, que concordou em livrar os parentes. O homem estava bastante abalado emocionalmente e chegou a anunciar suicídio. O trabalho de persuasão continuou e Sebastião enfim se entregou. Ele precisou ser encaminhado para o hospital, pois estava com cortes nas mãos, ferimentos que não foram considerados graves.

Diante dos fatos, Sebastião Carlos foi encaminhado, posteriormente, para a Delegacia de Cambará para procedimentos legais. (Redação o Diário)

Presos todos os acusados do assalto e sequestro do casal de moradores do Jardim Estoril

Foram presos na quarta feira (23), José Carlos de Souza, 28 e Guilherme Augusto Bernardo, 19. Eles são acusados de pertencerem ao grupo que invadiu durante a madrugada, uma residência no Jardim Estoril, bairro nobre de Cornélio Procópio e sequestrou o casal de moradores, que foram levados para região de Ibiporã, onde foram amarrados, agredidos e depois abandonados em um matagal.

A intensão dos meliantes era roubar a pick VW/Amarok do proprietário da casa e levá-la até o Paraguai, segundo informou a polícia.

No início da manhã, Otávio Augusto Matias Silvério, 19 (irmão de José Carlos) e Guilherme de Campos de Barossi, 20, que também teriam participado do assalto, já haviam sido presos por soldados do serviço reservado da P2 da Polícia Militar de Londrina, na região de Arapongas durante fuga com um veículo Honda Fit, que acabou danificando um pedágio.

De acordo com Alysson Henrique de Souza, delegado chefe da 11º SDP de Cornélio Procópio, José Carlos foi preso ainda pela manhã tentando enganar a polícia, quando foi até a delegacia por volta das 10h, para dar queixa do roubo do seu carro, um Honda Fit e mal sabia ele que seu irmão já tinha confessado a participação dele no crime, “caindo assim do cavalo”, ironizou o delegado chefe.

Guilherme foi detido por volta das 15h em sua casa, escondido em seu quarto, após a polícia receber uma denúncia anônima informando o seu paradeiro.

O delegado espera ainda recuperar um Iphone e um anel de ouro que foram roubados da casa, que não foram encontrados com os acusados, mas outros objetos de valor e a pick VW/Amarok que foi abandonada em uma rodovia na cidade de Jandaia do Sul foi devolvida ao proprietário.

Este foi mais um trabalho brilhante realizado pelas Polícias Civil e Militar, que em menos de 12 horas terminou com todos os acusados na cadeia e os objetos roubados devolvidos para as vítimas. (Reportagem e imagens de Bruno Izidoro)

Colisão entre motos na Rua Marechal Deodoro faz duas vítimas no centro de C. Procópio



O trânsito caótico de Cornélio Procópio fez mais duas vítimas na tarde quarta feira (23), quando duas motos colidiram na esquina entre a Rua Marechal Deodoro e Rua Goiás, na área central da cidade.

A equipe do SIATE foi acionada e de acordo com o socorrista Andrade Junior, ao chegarem ao local, à equipe encontrou as duas vítimas, a qual uma delas era uma moça que conduzia uma moto Honda Bis no momento do acidente, mas ela não possuía ferimento aparentes, contudo estava um pouco nervosa com a situação.

O segundo motociclista envolvido na colisão estava deitado na via, porém consciente e orientado, apresentando contusão no tornozelo direito, além de escoriações nos braços e na região lombar, relatou o socorrista.

Durante o atendimento as vítimas, uma socorrista do SAMU, de nome Andréia auxiliou no trabalho da equipe do SIATE. Policiais militares também estiveram no local, onde isolaram a área do acidente e controlaram o fluxo de veículos.

Ambas as vítimas teriam relatado aos socorristas que o rapaz seguia com sua moto pela Rua Marechal Deodoro em sentido a área central e acabou sendo abalroado pela Honda Bis, que vinha pela Rua Goiás, aonde a moça que a conduzia adentrou na via sem perceber a aproximação do motociclista.

Após passarem por uma breve avaliação e receberem a atenção dos socorristas, as duas vítimas, sendo uma delas imobilizada, seguiram com a ambulância do SAMU para o PS da Santa Casa para um atendimento mais completo. (Reportagem e imagens de Bruno Izidoro)